1f05705d62427e9def33d48b7907a40f.jpeg Concessionárias da Aegea impulsionam avanço do Marco Legal do Saneamento em Santa Catarina

7e41860e54db922a5a77190d6cb0e9dc.jpeg Instituto Aegea lança iniciativa para destacar a importância do saneamento básico no Brasil

b189b054bcb7df31809a4f46a6e43eb4.jpg Palhocense concorre a cargo de desembargador no Tribunal de Justiça

08db3e26b9f697ce2b53ef24a4922890.jpg Palhoça impulsiona desenvolvimento com Programa Juro Zero e inauguração do Balcão do Emprego

6a863c4adb10de36a09ae90df053949c.jpeg Ein Prosit reúne milhares de pessoas e confirma sucesso da terceira edição na Pedra Branca

482994059f94e1820675c2a20e69ccfe.jpeg Associação Mãos de Luz realiza café colonial e bingo beneficente

31ad3fa248fa57741652f79f3942b394.jpeg Sesc de Palhoça recebe evento de literatura infantil neste sábado (13)

82705bf3dfe8a4b15a7a299617ea7bc7.png Oswaldo Montenegro se apresenta na Arena Opus neste sábado (13)

064cc84df137942e067b4c9dc8893e40.jpg Jotas Empreendimentos Imobiliários completa 39 anos de história e desenvolvimento

2c2f55f70f739750e3ef179b2ee36415.jpeg Guarani de Palhoça conquista primeira vitória na Série C do Catarinense 2025

53cfdc1e4506e05fe61634a8c1813947.jpeg Meninos da Vila Palhoça têm quatro atletas aprovados em avaliação oficial do Santos F.C.

c879d5117c92e337d2d63921a89f4a3e.jpg Às portas da estreia na Série C do Catarinense, Guarani assina parceria com o São Paulo

d40b02da010a725e0a87faf3c2d49c85.jpeg Palhocense tem passagem pela comissão técnica da Seleção Sub-17

0c05d67c229dd6c866bd0fa6f4ad5296.jpeg Diogo Trindade busca apoio para representar o Brasil em corrida no Japão

Câmara debate transporte integrado

Dependências lotadas na Casa Legislativa para ouvir explicações e reflexões

9b6f733a5e40e692ea1feb136446a28d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Na última segunda-feira (25), a Câmara de Vereadores de Palhoça promoveu uma audiência pública para a discussão do sistema de transporte integrado da Grande Florianópolis. Em debate, o projeto do governo do estado para assumir a gestão do processo, que tramita na Casa Legislativa palhocense. A Câmara estava lotada, principalmente com a grande presença de trabalhadores do transporte coletivo.

Estiveram presentes, além dos vereadores, representantes do projeto de mobilidade e do governo do estado; representantes da classe de trabalhadores do transporte; representantes do Observatório Social de Palhoça; integrantes da Câmara Municipal de São José; e membros da sociedade civil.

O professor e representante do observatório de mobilidade urbana da UFSC Werner Kraus iniciou sua fala justificando o atraso para o evento. “Eu cheguei atrasado aqui, peço desculpas, obviamente em razão desse congestionamento. Saí 17h30 da universidade e já vi que errei”, declarou o professor. E foi justamente esse o ponto central da discussão. Para o professor, o projeto é a única forma de começarmos a desatar o nó da mobilidade urbana da região. Para o especialista, há três pontos centrais no novo sistema: reforçar serviços locais e municipais - deslocamentos mais curtos, tarifas mais baixas; facilitar as conexões entre as centralidades - Centro de Palhoça, Kobrasol-Campinas, Barreiros, Centro de Biguaçu; melhorar atendimento da rede - melhorar a abrangência territorial, melhorar a oferta de horários. 

O professor reforçou ainda que a aprovação do projeto determina apenas o início das negociações para a criação do novo sistema, mas ainda podem haver modificações. “O importante aqui, do ponto de vista político, é a gestão associada. É preciso deixar muito claro que o que se concebe como região metropolitana é uma oportunidade de todos os municípios sentarem à mesma mesa de maneira formalizada para decidir conjuntamente o futuro da região.”, salientou Kraus. 

O representante da OAB, Ângelo Aurélio, esclareceu que a gestão e organização das linhas internas cabe a cada município “e Palhoça está muito atrasada”. “Até porque, não existe proposta nenhuma”, criticou.

Para os vereadores, de modo geral, os benefícios para o morador de Palhoça ainda não estão claros. A não participação de Florianópolis no sistema até o ano de 2034 é um ponto central, já que mais de 80% dos usuários do transporte têm como destino a Capital.

A questão da mobilidade foi bastante discutida. Para eles, sem a faixa exclusiva, o Contorno Viário e a melhoria da velocidade do transporte, a integração não é útil para o cidadão. O crescimento populacional desordenado e sem investimentos de infraestrutura seria o motivo do atual “caos” que se instalou no trânsito.

A proposta de criar terminais de transbordo em locais que os vereadores não consideram estratégicos, como o bairro Forquilhinhas (São José) e o Jardim Eldorado (Palhoça), também foi criticada. O principal receio dos vereadores é aprovar um projeto que, mais tarde, não represente os interesses do povo palhocense.  

O representante do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), Deonísio Linder, elogiou a iniciativa da Câmara de Palhoça de promover o debate e criticou a proposta do governo. Ele acredita que a verdadeira mudança no sistema só ocorrerá a partir da criação de soluções para a mobilidade. “Eles falaram que primeiro tinha que construir os terminais para depois ver a mobilidade urbana. Eu falei: tem que ser o contrário”, argumentou Linder, ao relatar conversas anteriores com os responsáveis pelo projeto do governo. 

Ele afirmou também que, com o projeto, haverá demissão de trabalhadores, especialmente os cobradores. Relatou também a evolução do problema do trânsito, que cresce ano a ano, aumentando cada vez mais o tempo dos trabalhadores e usuários do transporte dentro das linhas.

 

Conclusões e questões pertinentes ao usuário

O usuário do transporte vai chegar mais rápido ao Ticen com o aceite da integração?
Não. Isso só ocorrerá a partir do momento que houver alguma solução para o problema de mobilidade, com a liberação de faixas exclusivas para ônibus e a conclusão do Contorno Viário, por exemplo. 

Ao chegar ao Ticen, o usuário do sistema integrado terá que pagar uma nova passagem de ônibus?
Sim. Florianópolis, apesar de ter aceitado participar do sistema, possui um contrato com o consórcio Fênix até 2034. Até lá, nada muda a partir de Florianópolis e o usuário continuará pagando uma nova passagem ao chegar no terminal. 

Os ônibus vão ficar mais confortáveis?
Sim. A proposta do governo é para que haja uma renovação da frota com ônibus mais modernos e confortáveis.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg