O Contorno Viário da Grande Florianópolis, considerado a maior construção rodoviária da América Latina, completou na última semana seu primeiro ano de funcionamento. São 50 quilômetros de pista dupla, seis acessos por trevos, quatro túneis duplos e 21 passagens em desnível, transformando a mobilidade da Grande Florianópolis e garantindo mais fluidez no tráfego da BR-101.
A obra, aguardada por mais de uma década, só saiu do papel após 12 anos de cobranças, articulações e, principalmente, da ação ajuiuzada pelo então prefeito de Palhoça Camilo Martins, junto ao Ministério Público Federal (MPF). Determinado a garantir a conclusão do projeto, Camilo acionou judicialmente a concessionária Arteris e o Governo Federal, exigindo prazos e responsabilidades. Essa iniciativa foi decisiva para que o empreendimento fosse entregue à população.
Hoje, o Contorno Viário cumpre seu papel: desafogar o trânsito da BR-101 e proporcionar mais segurança e rapidez no deslocamento. Estima-se que motoristas economizem até uma hora de viagem ao optar pelo novo traçado. Para Camilo Martins, essa conquista é motivo de orgulho: “Quando é para o bem geral da população, o resultado fala por si só. É a marca de uma luta que começou muito antes da inauguração e que hoje beneficia milhares de pessoas todos os dias”.
Ao completar um ano, o Contorno Viário consolida-se como um marco da infraestrutura catarinense e um exemplo de que persistência e ação firme podem transformar demandas históricas em realidade.
22/08/2025
21/08/2025
21/08/2025
21/08/2025