No último dia 12, a convite do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), a concessionária Águas de Palhoça, pertencente à holding Aegea SC, participou de uma reunião com um grupo de associações que trabalha para levar melhores condições de bem-estar e saúde à comunidade Frei Damião, em Palhoça. A partir de agora, a concessionária integra o comitê de governança capitaneado pelo ICOM, com o objetivo de apoiar as ações desenvolvidas pelo instituto e demais entidades na Frei Damião, considerada a maior comunidade em situação de vulnerabilidade do Estado.
O ICOM, que há 20 anos atua na Grande Florianópolis, trabalha de forma intensiva na produção de conhecimento, fortalecimento da sociedade civil organizada e fomento e investimento social privado. Além disso, desenvolve um trabalho transversal voltado ao desenvolvimento territorial e à criação de comunidades resilientes. Na comunidade Frei Damião, o instituto realizou um diagnóstico e estruturou um programa de desenvolvimento territorial com duração mínima de cinco anos — sendo 2025 o segundo ano de execução.
Dentro desse programa, foi desenhado um modelo que prevê um comitê de governança, responsável por reuniões mensais que reúnem cerca de 50 representantes de diferentes entidades. Esse modelo conta ainda com um fundo de investimento exclusivo para a Frei Damião e se organiza em sete eixos estruturantes, nos quais já estão em andamento aproximadamente 50 projetos segmentados.
Alguns desses projetos são executados diretamente pelo ICOM, enquanto outros ficam sob a responsabilidade do poder público, da sociedade civil ou de empresas privadas. Entretanto, em uma lógica de PMO (Project Management Office), o instituto realiza a governança dos projetos, garantindo alinhamento e clareza sobre etapas, prazos, responsáveis e entregas. Dessa forma, cria-se uma rede de complementariedade capaz de escalonar e potencializar as iniciativas já em desenvolvimento.
Segundo o CEO do ICOM, Willian Narzetti, a entrada da Aegea fortalece esse movimento:
“A vinda da Aegea é fundamental. A gente já tinha conversado em dezembro para apresentar o programa e, na época, a presidente da empresa, Reginalva Mureb, já demonstrou interesse. Nesta última reunião, que ocorreu no CREAS, apresentamos a atualização das metas dos projetos em andamento dentro dos sete eixos e também a Concessionária Águas de Palhoça, que trouxe um panorama da concessão do saneamento no município, com cenários e perspectivas para a Frei Damião. Durante o encontro, Reginalva reforçou, ainda, outras possibilidades de atuação efetiva da Aegea”.
22/08/2025
21/08/2025
21/08/2025