Em ritmo de preparação para a disputa da Série C do Campeonato Catarinense, o Guarani de Palhoça deve realizar o primeiro jogo-treino da temporada neste sábado (9), diante do Bela Vista, de São José – se as condições do tempo permitirem.
O Bugre Palhocense estreia na terceira divisão do Estadual no dia 7 de setembro, diante do Jaraguá, no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul.
O elenco está sendo montado com jovens jogadores da região da Grande Florianópolis. “É uma equipe bem diferente, com poucos jogadores que já passaram pelo Guarani. São jogadores muitos jovens, ainda. Muitos já jogaram no Avaí e no Figueirense. Nós estamos resgatando aquela prática de buscar atletas que não são aproveitados nas equipes da Capital e acabam conquistando espaço no Guarani”, avisa o coordenador técnico Amaro Junior.
A juventude do elenco é prioridade, até em função do regulamento: a Série C do Catarinense é, fundamentalmente, um campeonato sub-23, ou seja, para jogadores com até 23 anos de idade. Apesar de que, em cada partida, os clubes podem incluir até sete atletas com mais de 23 anos completos, somando titulares e reservas que constarem na súmula do jogo.
O comandante da garotada do Guarani é o treinador Fabrício Cunha, que foi atleta e dirigiu as equipes de base do Avaí, além de ter atuado no futebol profissional de clubes como a Portuguesa-SP.
O elenco vem treinando no período da manhã e fará três jogos-treinos antes da estreia na terceira divisão: depois de encarar o Bela Vista, o time ainda deve ser testado diante das equipes sub-21 de Avaí e Figueirense. “É uma competição de três equipes, não dá para errar. Então, quanto mais se trabalhar, quanto mais alinhar o time, melhor”, sustenta Amaro Junior.
Duas vagas para três times
Na Série C do Estadual, o Guarani de Palhoça vai enfrentar o Jaraguá e o Imbituba. São três equipes lutando por duas vagas na Série B de 2026. As equipes se enfrentam em turno e returno, com alternância do mando de campo, e as duas equipes que terminarem a etapa classificatória com maior número de pontos fazem a final da competição, além de comemorar o acesso à segunda divisão.
“Meu objetivo é trazer o Guarani para a Série B no ano que vem, para disputar também a Copa Santa Catarina e ter um calendário de competições de abril a outubro. Na minha avaliação, a Copa Santa Catarina, que dá vaga para a Copa do Brasil e para a Série D do Campeonato Brasileiro, é até mais convidativa do que o próprio Campeonato Estadual”, projeta o coordenador técnico, que divide com Bruno Gonçalo a função de coordenar o grupo.
Investimento na base
Amaro Junior também comemora a volta do investimento nas categorias de base, com a parceria firmada com o Palhoça Futsal, que vai tocar a base do clube no futebol de campo. O Guarani está buscando recuperar o selo de clube formador conquistado junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Estamos voltando novamente nosso foco para a nossa vocação, que é a de clube formador de atletas, dando oportunidade para a meninada da nossa região”, expressa.
Amaro já está de olho, também, no futuro; especialmente em um ano que será muito importante para o clube: em 2028, o Guarani de Palhoça completa 100 anos de fundação. “É o ano do nosso centenário, então eu quero ver o Guarani jogando contra os grandes novamente, em 2028, para deixar a nossa torcida alegre e resgatar o orgulho do futebol palhocense”, projeta o coordenador técnico.