Por: Willian Schütz
A Seleção Brasileira de Basquetebol está na China para disputar a Solidarity Cup, evento que começa nesta quinta-feira (24) e vai até a semana que vem. Entre os atletas convocados está um palhocense: Kayo Gonçalves, de 26 anos. Atualmente, o jogador veste a camisa do Flamengo e já protagonizou diversos momentos marcantes na carreira — tanto no Brasil quanto no exterior.
Kayo embarcou rumo à China na madrugada de terça-feira (22) e agora se prepara para entrar em quadra vestindo, pela primeira vez, a camisa da Seleção Brasileira adulta. Anteriormente, ele já havia atuado com a amarelinha em competições nas categorias de base. Agora, o atleta está animado para o novo desafio. “As expectativas são de representar o Brasil muito bem e ganhar todos os jogos que estiverem pela nossa frente”, afirma.
Mesmo estudando há muitos anos longe da cidade natal, o atleta ainda tem muito carinho por Palhoça e lembranças de quando morava na região. “Sou nascido e criado em Palhoça. Morei na cidade por aproximadamente 11 anos. Morando aí, eu comecei a jogar basquete, mas a minha equipe era a da AABB, que fica em Coqueiros, Florianópolis. Comecei jogando lá porque na época não tinha time de basquete em Palhoça”, relembra.
Atualmente, Kayo mora no Rio de Janeiro, onde defende o Flamengo há duas temporadas, e se prepara para a terceira.
Foi no próprio clube da Gávea que Kayo fez a formação nas categorias de base. Depois, seguiu para os Estados Unidos, onde passou seis anos jogando em equipes universitárias. Foram cerca de dois anos no Midland College, dois anos na Southeastern Oklahoma State University e dois anos na University of South Alabama.
O primeiro contrato profissional veio na Europa. Kayo jogou por um ano no Iskra Svit, da Eslováquia, seguido por uma breve passagem de meio ano pelo Karlsruhe, da Alemanha. Em seguida, retornou ao Brasil para vestir novamente a camisa do Flamengo.
Pela Seleção Brasileira, o rapaz de Palhoça já havia se destacado nas categorias de base, com a conquista do Sul-Americano sub-15 e com o vice-campeonato no sub-16. Agora, ele vive um novo capítulo com a equipe principal.
Sobre a Solidarity Cup
A competição vai até a próxima quinta-feira (31) e também terá a participação da Nova Zelândia, de Montenegro e do Guangdong, equipe da Liga Chinesa. Para a Seleção, será uma oportunidade para intercâmbio internacional e observatório para a comissão técnica visando aos próximos compromissos no ciclo olímpico de 2028.