Foto: DIVULGAÇÃO
Com a chegada do verão e das temperaturas mais altas, a região Sul de Palhoça se agita. É lá que se encontram os balneários mais badalados de Palhoça. E para preparar a “casa” para a chegada dos visitantes, que lotam as praias na alta temporada, a Superintendência do Sul intensificou os trabalhos de manutenção das ruas e da orla.
“Estamos organizando a alta temporada, seja com a coleta de lixo com as empresas terceirizadas, com o nivelamento das ruas, com a limpeza e o nivelamento das praias, com uma geral nas arenas, enfim, é um momento em que costumamos dar uma atenção especial à região dos balneários de Palhoça”, explica o superintendente do Sul, Amaro Junior.
Além das atividades à beira-mar, a região também é rica em outros atrativos, como as lindas cachoeiras que banham Palhoça. Por isso, o trabalho de manutenção de acessos à área rural também foi intensificado.
Amaro revela que o trabalho também tem sido intenso para organizar os eventos de verão, que levam à região atrações especiais, com muito lazer, entretenimento e esportes. “Tudo isso demanda a parte operacional da superintendência”, explica Amaro, avisando que a programação está repleta de shows e campeonatos de vôlei, futebol e beach tennis, além de provas de corrida, entre outros esportes. “É um trabalho que menos aparece visualmente, porque não estamos lá geralmente no dia do evento, mas estamos lá no pré-evento e no pós-evento. Seja para nivelar o solo, para instalar uma estrutura, para preparar a areia”, detalha.
O superintendente também destaca a atuação na manutenção da iluminação pública e informa que o recolhimento do lixo passa a acontecer duas vezes ao dia nesta época. Outra situação que exige atenção constante é a questão dos estacionamentos. “Nós temos um problema no Sul que é recorrente: os efeitos da natureza. Principalmente com os ventos nordeste e sul, que trazem muito areia para os acessos e para os bolsões de estacionamento. Então, é um trabalho contínuo, para tirar o excesso e nivelar, mantendo a mobilidade naqueles espaços”, observa.
Sem falar nos eventos atípicos do clima, como a recente passagem de um ciclone extratropical, que provocou alagamentos e deixou prejuízos por toda Palhoça. “Agora, tem toda a retomada, de recuperar esse prejuízo, pra depois começar a dar um passo à frente. Eu costumo dizer: agora estamos perdendo de novo; temos que trabalhar para empatar e depois tentar virar o jogo um pouco mais à frente. Porque o trabalho é assim, driblando os efeitos da natureza para manter esse nosso cantinho do paraíso sempre belo, estruturado e acolhedor”, analisa Amaro Junior.
Por falar em beleza, o superintendente convida a comunidade a conhecer a grande surpresa da decoração natalina na região: o farol iluminado. “As pessoas têm procurado muito o farol para bater foto, realmente ficou muito bonito”, celebra.
11/12/2025
11/12/2025
11/12/2025
09/12/2025