No dia 17 de outubro, a sede da Apae de Palhoça foi palco de um importante momento de cidadania e inclusão: a eleição dos novos autodefensores da instituição. O processo contou com a participação de 11 candidatos, que apresentaram suas propostas no dia 10 de outubro, em um evento de campanha organizado de forma democrática e participativa.
Durante o período eleitoral, os educandos puderam vivenciar todas as etapas de uma eleição formal, com apresentação de propostas, distribuição de materiais de campanha e diálogo direto com os eleitores. Um dos grandes destaques foi a utilização de urna eletrônica, cedida pela Justiça Eleitoral de Palhoça – cartório da 24ª zona eleitoral, o que tornou o processo ainda mais realista e educativo.
Essa parceria possibilitou aos educandos uma experiência prática de exercício da cidadania, com muitos utilizando uma urna eletrônica pela primeira vez. A vivência despertou o interesse de diversos participantes em tomar parte nas eleições oficiais, fortalecendo a consciência de seus direitos e deveres como cidadãos.
Após a apuração dos votos, foram eleitos Alice Richter Mendonça e Dalmir Sebastião de Barcelos como autodefensores titulares, e Larissa Joana Rotheman e Giovane Laves Conrado como suplentes. Esses novos representantes terão a missão de defender os direitos dos educandos e representar seus colegas em eventos e espaços de diálogo.
A Apae de Palhoça agradece a parceria e o apoio das famílias, a psicóloga Larissa Aparecida Alves dos Santos, responsável pela organização e processo de instrução aos educandos, bem como da Justiça Eleitoral, cartório da 24ª zona eleitoral, por contribuírem para a realização de um processo democrático, formativo e transformador.