Mais de 20 escritores reunidos em um evento gratuito, realizado em uma escola. Assim deve ser a primeira edição da Feira Literária Cetk. Realizado pelo professor e escritor Daniel Camargo Thomaz, o evento trará uma programação recheada de atrações. Tudo isso a partir das 9h deste sábado (25), na sede do Centro de Educação Terezinha Krautz (Cetk), no Aririú.
Promover um evento como este exigiu muito esforço, várias tentativas e muitas parcerias. “Na verdade, esse é um evento que eu tento fazer em todas as escolas que eu trabalho”, conta Daniel. A determinação para realizar um projeto como este vem de um propósito maior, que se entrelaça com a trajetória de vida de Daniel, que é autor de diversos livros e membro da Academia de Letras de Palhoça (ALP). Ele afirma que um dos grandes objetivos é aproximar os estudantes da literatura e da produção textual.
“Na posse na Academia de Letras, eu falei que um dos meus grandes objetivos como professor e escritor é divulgar a literatura e a cultura, trazendo de volta essa relevância da leitura e do desenvolvimento pessoal. Esse apoio da escola foi fundamental, assim como o da nossa Academia, e de outras academias que se engajaram no projeto”, explica.
A programação, que se estende por todo o sábado, contará com palestras, oficinas, apresentações culturais, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. Com o tema “Letras que transformam: a magia da leitura e da escrita”, o evento pretende inspirar alunos e comunidade a redescobrirem o prazer de ler e escrever.
Além disso, a Feira Literária Cetk contará com a participação de escritores convidados, oficinas e contações de histórias. Um dos destaques será a apresentação das Antologias produzidas pelos estudantes dos terceiros e sextos anos do Ensino Fundamental, assim como dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio.
Os alunos dos quartos e quintos anos também participarão ativamente do evento: eles venderão seus próprios livros de narrativas autorais durante a feira e, ao mesmo tempo, estarão à frente de uma Feira de Empreendedorismo, comercializando alimentos produzidos por eles mesmos.
Programação
9h: abertura oficial
9h10: poesia, escritora Raquel Wandelli, da ALP
9h45: Andrea Maria: “O encanto do Beija-Flor”
10h: Ana Esther: oficina de escrita criativa
10h: Celso da Silva: “Dejavhus”
10h15: apresentação musical com Nilton
10h30: Nilton César: histórias com músicas
10h30: Adineia Albigaus: “Enzo nasceu”
10h45: Michelle: “Pedagogia Sistêmica”
11h: Adineia Albigaus: contação de histórias
11h: Shirley Venâncio: “Ansiedade e Iluminação”
11h30: Dimitri Camargo Martins, criador da revista em quadrinhos “Super Contos da Ilha”
13h: Neusa B. Coelho: boi de mamão e poemas
13h15: E. Silva: “Ansiedade e vícios em tela”
13h30: Isa Saraiva: “Semeando”
13h45: Mara Eneida aborda suas obras
14h: palestra com Adriana Martins
14h20: palestra com Ana Esther
14h30: oficina de desenho: Dimitri C. Martins
14h35: palestra com Adriana Sgarbossa
14h50: papo com o historiador José Carlos Petri
15h: Mara Eneida: cordel e sua origem
15h15: crônicas com Ney Santos
15h30: Rute e Osmar Cardoso, poemas e livros
15h30: A. Albigaus: livro “Cabelinho Espetado"
16h: encerramento
23/10/2025
23/10/2025
23/10/2025