af643d8ad1edad7d2bf78a94a64de993.jpeg Concessionária Águas de Palhoça investe em obras de melhorias de ETEs

f39a4051a60c6acc4f410194cd13acd2.jpeg Aegea transforma o saneamento básico nos municípios em que opera em SC

240bbc0b58648717cb840d3dc82ab4a1.jpeg Famílias de baixa renda podem ter desconto de até 85% na tarifa de água

94778453f2075ca97d17d618af13c1ba.jpg Guns N’ Roses inaugura turnê brasileira com show histórico na Arena Opus

93780f04b0483a7286e3a68dd2f91355.jpg Guns N' Roses na Arena Opus: tudo o que você precisa saber para o show na Grande Florianópolis

9490cb2dde9c1b4eac4a6bb9d49d019c.jpeg A 71ª Festa de São Judas Tadeu em Brusque será em outubro

bf47908ea0b5a3ed12024c2ce8060c65.jpeg Livro produzido durante curso de xilogravura será lançado nesta sexta (17), na Casa do Educador

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Do teatro às telinhas

Com a pandemia, a companhia The Book is on the Tela está lançando as adaptações dos livros indicados para o vestibular a partir de uma linguagem de teatro audiovisual

cf20d26f59fac183ab77268685f3f411.png Foto: Dayane Ros

Por: Sofia Mayer*

O teatro, como todo o entretenimento presencial, sofreu um baque com as medidas restritivas para contenção da Covid-19. No caso dos grupos especializados em adequar à dramaturgia os livros indicados para o vestibular, o problema se estendeu também aos estudantes, que costumam assistir às peças para fixar pontos importantes das obras. Visualizando esse cenário e tentando suavizá-lo, a companhia The Book is on the Tela lançou o projeto “Livro On Live”, com adaptações audiovisuais técnicas e criativas para o formato online.

A ideia é ajustar a história dos livros para um produto híbrido, que transita entre o cinema e o teatro. “O projeto vai ser disponibilizado online através de plataformas que trabalham com a exibição com horário pré-definido, como em alguns sites de teatro online, ou seja com a compra do link da exibição - como em alguns cursos online”, explica o palhocense Welington Moraes, ator e responsável pelas adaptações e direções das obras. Ele comenta que o contato direto com as escolas ajudará a oferecer o produto para os alunos.

 

Cuidados rigorosos

Quando a companhia começou, no início deste ano, a proposta era levar as peças de teatro para o ambiente escolar, de forma presencial mesmo. Com a chegada da pandemia, porém, o grupo precisou pensar rapidamente em novas alternativas, colocando em cena os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde: “Tem sido um desafio”, desabafa Welington.

Primeiro, houve a adaptação às regras de distanciamento: “Fizemos toda a pré-produção de forma online, com reuniões pelo Zoom”, conta o diretor, ressaltando que, 15 dias antes da semana de filmagem, os membros do grupo se isolaram em suas casas: “Nos dias de gravações, todos estavam de máscara e evitamos o contato ao máximo”, completa. A equipe do primeiro livro foi composta por apenas oito pessoas, e as gravações se limitaram a duas diárias.

Em relação à dramaturgia, tudo foi pensado de maneira dinâmica, para atrair a atenção do público alvo: “Enchemos a encenação de teatralidade, oferecendo momentos únicos”, conta.

 

Origens

Welington trabalha com teatro desde 2007, quando começou em uma companhia que também fazia adaptações dos livros selecionados para o vestibular. “Lá, eu conheci o Eduardo Rafael, um de nossos produtores, e ele trabalha desde 2004 com esse tipo de projeto. Conhecemos o Yuri Milano, produtor do nosso projeto também, e a Dayane Ros, assistente de direção da cena teatral de Florianópolis”, conta. A partir de uma equipe experiente, vivendo uma situação atípica, criou-se espaço para experimentação e surgiu o “panteatro”: um novo formato de produção audiovisual, que mistura cinema e teatro.

No momento, os profissionais estão preparando a gravação do livro “Boca do Inferno”, de Ana Miranda, que se passa no ano de 1683: “Temos uma figurinista que tem o trabalho voltado à pesquisa histórica da vestimenta, então é um projeto pensado de uma maneira muito carinhosa com a arte e a produção”, afirma.

Informações sobre como assistir às produções podem ser encontradas no Instagram da Cia The Book is on the Tela. Instituições de ensino interessadas devem entrar em contato pelo e-mail livroonlive@gmail.com.

Confira o teaser do projeto neste link.

 

* Sob a supervisão de Alexandre João Bonfim da Silva

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg