Por: Willian Schütz
A escritora, historiadora e cordelista Neusa Bernado Coelho vive um momento de muitas conquistas. Atualmente, ela é presidente da Academia de Letras de Palhoça (ALP) e vem realizando novos feitos literários. Em julho, a autora conquistou o segundo lugar no IV Concurso de Cordel de São Gonçalo, realizado no Rio de Janeiro. O troféu chegou nesta semana. Além disso, Neusa prepara lançamentos para os próximos meses.
O concurso de cordel foi promovido pela Academia Gonçalense de Literatura de Cordel (AGLC), com cerimônia de premiação no Rio de Janeiro. O certame recebeu inscrições de diversos estados brasileiros. Além disso, a premiação homenageou um dos grandes nomes da literatura popular no país por meio do Troféu Gonçalo Ferreira da Silva.
Com o tema “Acessibilidade e Inclusão”, o concurso teve como objetivo valorizar a cultura do cordel e incentivar reflexões sociais por meio da poesia rimada.
Em repercussão, a Academia de Letras de Palhoça publicou uma nota em seu site oficial. “A premiação reafirma a importância da produção literária de Neusa Bernado Coelho, que vem se destacando no cenário nacional com seus trabalhos voltados à memória cultural, à história e à literatura de cordel”, pontua o texto.
Outra novidade envolvendo Neusa é o livro com histórias sobre um dos principais grupos de Boi-de-Mamão de Palhoça. Será uma homenagem ao Grupo Folclórico Filhos da Terra, da Barra do Aririú. Fundado por Luzair Lauro Martins, o grupo mantém viva a tradição do Boi-de-Mamão desde 1996.
O livro deve abordar cultura popular, memorialismo, música, dança, através de textos, fotos históricas, depoimentos e ilustrações exclusivas. A data de lançamento ainda não foi confirmada, mas a campanha de divulgação já começou.
Esse novo projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura. O apoio é da Prefeitura Municipal de Palhoça e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
A nova obra surge em uma sequência de lançamentos e projetos de Neusa. No fim do ano passado, a escritora lançou um cordel que resgata a história da família Knabben. Já em maio deste ano, Neusa lançou o livro “Palhoça no Compasso do Tempo”, obra que retrata a evolução da cidade por meio de textos e fotografias.
Ela também vem organizando projetos na presidência da ALP. Em breve, a instituição literária promoverá novos eventos e deve lançar coletâneas com textos dos acadêmicos.
07/08/2025
07/08/2025
07/08/2025
01/08/2025