A tradição do Boi-de-Mamão em Palhoça é tema central do novo livro da escritora, historiadora e cordelista Neusa Bernado Coelho, atual presidente da Academia de Letras de Palhoça (ALP). A obra será lançada na próxima quinta-feira (2), no Centro Cultural Laudelino Weiss. O evento ocorrerá a partir das 19h30, com entrada gratuita.
O novo livro traz histórias sobre um dos principais grupos de Boi-de-Mamão de Palhoça. Será uma homenagem ao Grupo Folclórico Filhos da Terra, da Barra do Aririú. Fundado por Luzair Lauro Martins, o grupo mantém viva a tradição do Boi-de-Mamão desde 1996.
“É um resgate de mais de cem anos de história do Boi-de-Mamão da Barra do Aririú, culminando com a criação dos Filhos da Terra pelo Luzair Lauro Martins, considerado pela Fundação Franklin Cascaes um dos mais organizados Grupo Folclórico de SC”, explica Neusa.
Segundo a autora, a obra deve abordar cultura popular, memorialismo, música, dança, através de textos, fotos históricas, depoimentos e ilustrações exclusivas. A data de lançamento ainda não foi confirmada, mas a campanha de divulgação já começou.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura. O apoio é da Prefeitura Municipal de Palhoça e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).
Um conteúdo audiovisual complementar ao livro foi disponibilizado no YouTube. O vídeo pode ser conferido no endereço virtual: www.youtube.com/watch?v=5ViPXKicIZQ.
26/09/2025
19/09/2025
18/09/2025
18/09/2025