A Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) fez um roteiro pela Grande Florianópolis e pelo Sul do estado nesta segunda (4) e terça-feira (5), para mobilizar lideranças políticas e entidades empresariais na defesa de soluções efetivas para o conturbado trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos.
O presidente da federação, Dagnor Schneider, esteve com os prefeitos de Palhoça, Eduardo Freccia; de Tubarão, Estêner Soratto Jr.; e de Criciúma, Vagner Espíndola, reforçando a importância da audiência pública para revisão quinquenal do contrato de concessão da BR-101 Sul, sob responsabilidade da CCR ViaCosteira/Motiva. A reunião de revisão, promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), será na terça-feira (12), às 14h, no Parque Diamante, em Capivari de Baixo.
“Estamos tentando engajar o máximo de pessoas que for possível para resolver esse histórico problema que é o Morro dos Cavalos. Entendemos que o momento é extremamente oportuno, pois podemos fazer indicações e atualizações no contrato da ViaCosteira, pensando na BR-101 dos próximos anos. O principal pleito do setor de transportes e do setor produtivo em geral é incorporar as obras do Morro dos Cavalos no contrato da ViaCosteira”, afirma Dagnor.
Atualmente, o trecho está sob gestão da concessionária Arteris Litoral Sul.
A proposta é defendida pelo setor produtivo catarinense, representado pelo Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). O trecho do Morro dos Cavalos foi incorporado na concessão do segmento Norte em 2012, quando aconteceu a transferência da praça de pedágio de Palhoça, inicialmente localizada no Aririú da Formiga e atualmente posicionada nos limites com Paulo Lopes. “Uma nova mudança na gestão do trecho seria uma saída adequada para darmos celeridade às obras dos túneis, planejadas há mais de 15 anos e que nunca saíram do papel”, reforçou Schneider.
Entre os principais argumentos para a mudança de concessionária estão a agilidade em realizar a obra e o menor impacto no preço do pedágio. “A CCR ainda tem 20 anos de contrato pela frente e menos obras para executar em relação ao trecho Norte, o que permitiria incluir o Morro dos Cavalos à frente na escala prioridade. Outro ponto é o impacto no preço do pedágio, cuja tarifa é a metade o valor do trecho Norte”, completou o presidente.
As dificuldades do trecho Norte
A Fetrancesc avalia que a Arteris enfrenta grandes desafios de infraestrutura e altos volumes de obras em andamento com as demandas da BR-101. “Priorizar o Morro dos Cavalos no contrato de concessão da Arteris em detrimento do caos diário no Litoral Norte traria efeitos ainda mais negativos para a economia e mobilidade catarinense. Lembrando que a BR-101 Norte é a ligação com os principais portos do estado”, explica.
Todos os prefeitos se sensibilizaram com o pleito, convergiram com as ideias e afirmaram que mandarão representantes na audiência pública do dia 12. O prefeito Vaguinho se mostrou otimista com a proposta e se colocou à disposição para contribuir. “Precisamos trazer as entidades organizadas para levar este pedido até o ouvido de quem precisa chegar. A solução do Morro dos Cavalos é urgente”, afirmou.
“Vamos continuar nesse pleito que vocês estão encabeçando. Sabemos do gargalo do Morro dos Cavalos. É uma demanda que custa muito caro para a sociedade”, salientou o prefeito Estêner Soratto Jr.
A agenda da Fetrancesc também aconteceu com as associações comerciais de Palhoça e Criciúma. O presidente da Associação Empresarial de Palhoça (Acip), Lincoln Lenoch, confirmou o envio de um representante da classse empresarial de Palhoça à audiência e declarou apoio à proposta: “Com o trecho do Morro dos Cavalos, Palhoça perde eficiência. Já temos em nosso histórico acidentes graves, com interrupções totais no trânsito e, infelizmente, perda de vidas. Isso sem falar no verão, quando o fluxo aumenta e atrapalha a vinda de turistas que geram renda para a nossa cidade”.