Uma manifestação deve ocorrer por volta das 18h desta sexta-feira (29), em um trecho da BR-282, em Palhoça. É o que dizem informações preliminares recebidas pelo jornal Palavra Palhocense. Segundo populares, o ato é organizado por cerca de onze famílias que vêm sendo alvo de uma ação para desocupação de terrenos.
De acordo com os relatos, a manifestação poderá ser próxima à entrada da Rua José Clemente de Macedo, no Bela Vista. Os organizadores vivem nessas imediações e estariam sendo retirados do local por meio de um processo para reintegração de posse.
O ato, conforme as fontes, deve interditar o trecho da rodovia. O intuito é expressar a indignação das famílias que vivem no local.
A equipe de jornalismo do Palavra Palhocense contatou a assessoria da Prefeitura Municipal de Palhoça sobre o assunto. Em resposta, o órgão ressaltou que essa é uma ação judicial que conta com apoio da prefeitura.
Uma das pessoas afetadas pela desocupação afirma que comprou o terreno há mais de vinte anos e que tem em seu nome abastecimento de água, energia e a conta de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A fonte compartilhou com a equipe de jornalismo informações sobre o despacho que teria sido emitido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O réu do processo seria a filha de um antigo proprietário da área afetada — uma mulher que estaria, segundo os moradores, há anos sem ser vista pela vizinhança. Por outro lado, o requerente estaria ligado a uma empresa.
28/08/2025
28/08/2025