Não há limites para o talento artístico

Rita Boz vai participar do evento Via Mulher

7ee9f26b0b80cecb4d3bde8d6f5b0761.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

A artista plástica Rita Boz vai participar do evento Via Mulher. Rita Boz usa os pés – e para algum detalhe, a boca – para pintar. Radicada em Palhoça há cerca de 30 anos, é uma das artistas mais celebradas do município.

Rita foi uma das vítimas da Talidomida, medicamento desenvolvido inicialmente como um sedativo, na Alemanha, nos anos 1950, mas que se for utilizado por gestantes, provoca a focomelia, síndrome caracterizada pelo encurtamento dos membros junto ao tronco do feto. A imitação não a impediu de viver uma vida plena, banhada em arte.

Gaúcha de Porto Alegre, Rita conta que sempre foi artista, desde criança. Mas foi em Palhoça que começou a encarar sua arte de forma profissional, atendendo a uma sugestão de colegas do banco onde trabalhava. Fez um curso, mas desenvolveu sozinha sua técnica de pintura com os pés.

A artista faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, fundada em 1956, na Suíça. A associação começou com um pequeno grupo de artistas com alguma limitação física oriundos de oito países europeus; hoje, são mais de 800, em 75 países.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif