Quase 6,8 mil doses de vacina foram aplicadas em Palhoça durante a ação do “Dia D” da vacinação contra a gripe, no último sábado (10). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estiveram abertas das 8 às 17h para imunizar a população. A vacinação estava disponível para todos os públicos.
Segundo nota oficial da prefeitura, os resultados da ação foram bastante expressivos. Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, durante o dia foram aplicadas um total de 6.769 doses, sendo 5.787 delas da vacina contra a Influenza.
Ainda em Palhoça, a movimentação foi alta em várias das unidades Por isso, postos chegaram a contar com a presença do símbolo da vacinação, Zé Gotinha, e brinquedos infláveis para entreter o público infantil e tornar mais tranquila a aplicação.
Vale lembrar que a vacinação continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde.
Ação estatual
O “Dia D” da vacinação não ocorreu exclusivamente em Palhoça. A mobilização foi realizada em todo território catarinense. Segundo o governo, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários, e também imunizar o público para evitar a circulação do vírus em Santa Catarina.
O secretário de estado da saúde, Diogo Demarchi, percorreu unidades da Grande Florianópolis. O roteiro incluiu a UBS Luar, em São José, onde também foi vacinado; a UBS Praia João Rosa, em Biguaçu; o Centro de Saúde Rio Grande, em Palhoça; e a Policlínica da Mulher e da Criança, na capital. Acompanhado da secretária adjunta Cristina Pires Pauluci, o gestor dialogou com autoridades municipais, profissionais da área e presentes para destacar a importância da campanha e as ações executadas pelo Governo do Estado.
“Santa Catarina está buscando o máximo de cobertura vacinal, principalmente do público-alvo, crianças, idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, para que a gente possa evitar os casos de gravidade da doença, da gripe, influenza e outros vírus que estão circulando. O Dia D é fundamental, uma grande colaboração entre todos”, salienta o secretário Diogo Demarchi.
Além da dose contra a gripe, o público pode atualizar a caderneta vacinal, com imunizantes do calendário de rotina. A vacina contra a gripe continua disponível nas UBSs após o período, até quando durarem os estoques.
Sobre a vacina
A vacina oferecida na rede pública é a trivalente, eficaz contra as principais cepas de influenza: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A proteção completa ocorre de duas a três semanas após a aplicação.
12/05/2025
08/05/2025
08/05/2025
08/05/2025