Por: Ronério Heiderscheidt*
É notório que, desde a virada dos anos 2000, os ventos da mudança começaram a soprar com mais força sobre a nossa cidade de Palhoça, trazendo consigo a possibilidade de recolocar o município no mapa de Santa Catarina em termos de desenvolvimento, geração de empregos e oportunidades. Reposicionada, Palhoça passou a ser percebida como endereço promissor da Grande Florianópolis, recebendo, a partir daí, de forma crescente e continuada, pessoas de todos os lugares para viver, estudar, trabalhar e, principalmente: investir e empreender.
O crescimento acelerado é visível, especialmente entre os rios Imaruí — que faz divisa com o município de São José — e Aririú (Pachecos), onde a transformação urbana e econômica é cada vez mais evidente. Vejo que é importantíssimo que Palhoça continue avançando com qualidade e sustentabilidade, respeitando e atendendo suas urgências e carências nas áreas sensíveis, como segurança pública, saúde e educação, único caminho para assegurar a inclusão social.
É fundamental também propor um plano com foco na região entre os rios Aririú (Pachecos) e da Madre, divisa com o município de Paulo Lopes. Esta é uma prioridade que deve refletir em um novo Plano Diretor, que amplie de forma responsável as áreas urbanas, definindo com transparência e clareza o que é permitido edificar ou comercializar, com suas respectivas finalidades.
Além disso, é necessário identificar, cadastrar e proteger todas as novas áreas agrícolas e as áreas de preservação permanente remanescentes vinculadas ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ou às terras indígenas.
Entre tantas demandas e desafios de urgência locais, enfim, nossos limites de mobilidade são, talvez, a grande trava ao nosso desenvolvimento, obstáculo que precisamos superar. A prioridade zero é a travessia do Morro dos Cavalos, que precisa integrar agentes municipais, estaduais e federais nesta missão complexa, mas não impossível. E, claro, fazer o essencial para conectar de forma eficiente a cidade ao novo Contorno Viário, otimizando o fluxo urbano e regional. Medidas que precisam apenas de atitude e vontade política, o que começa pelo respeito ao protagonismo da nossa cidade, que hoje completa seus 131 anos.
Parabéns, Palhoça! Amamos você!
* Ex-prefeito de Palhoça
25/04/2025
25/04/2025
25/04/2025
24/04/2025
24/04/2025
24/04/2025