1c1f878d9f26223d90882260cefaa5f6.jpeg Projeto prevê multa para quem depredar câmeras e outros equipamentos instalados pela Prefeitura

1fd829842066574f169eee81fc8c8c6d.jpeg Governo estadual anuncia repasse de R$ 2 milhões para a Pró-Rim de Palhoça

60907d5e6604f04081e896af686bc818.jpeg Polícia apreende mais de 148 quilos de maconha na Barra do Aririú

5391ac2e9fce45ae99180eceb708c26e.jpeg Colégio Fórmula abre processo seletivo para bolsas de estudo de até 75% no Ensino Médio 2026

b05e3e613f1f495c80ffe64871774777.jpeg Saneamento básico impacta nos avanços econômicos e sociais no Brasil

70ec74e76c63f821f1df3e43276e3f7f.jpeg Livro escrito por estudantes contará história do Palavra Palhocense

bc3a2da446197205ef02e959e022e4a8.jpeg Livro infantojuvenil sobre belezas de Palhoça ganha versão com acessibilidade

b025423634f21ca5fd104d468a5fb639.jpeg Exposição no Shopping ViaCatarina mostra talento do pintor Ivo Padilha

bd60ba3ea5eab498cb5a2089e08fff29.jpeg Ex-colunista Túlio Nahas Claumann recorda trajetória no jornal

d04a7f85ed5ce1e86716b9f8195fe837.jpg Capital Inicial traz a turnê "Acústico 25 Anos" para a Arena Opus neste sábado (7)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

98f64f922d5088f4af02521aea55f038.jpeg Prefeitura de Palhoça sedia reunião com foco no desenvolvimento do surfe

58892e7bdaec8181d4f850e541712197.jpg “Investir no esporte é investir em qualidade de vida”

2552babf65d5f6a043952ac923b96504.png Reportagem relembra as colunas esportivas que marcaram a história do Palavra Palhocense

Palhocenses pelo mundo

Moradora do Pagani conseguiu voltar de Lisboa, depois de 11 dias retira na capital portuguesa

dd88b4a5be38fecff43aa5ebdbe7fc14.jpg Foto: REPRODUÇÃO

Retida em Lisboa desde o dia 19 de março, a moradora do Pagani Karine Iris Rosa finalmente conseguiu voltar para casa. O retorno ao Brasil foi viabilizado com o auxílio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) de Santa Catarina. Para auxiliar na repatriação de catarinenses que ficaram desamparados fora do Brasil, por conta das restrições de combate à pandemia da Covid-19 adotadas por diversos países, a SAI tomou uma série de medidas e trouxe de volta ao estado 58 pessoas, de diferentes partes do mundo.

Além de implementar um plantão para atendimento e montar um grupo de trabalho para solução de casos de emergência, a SAI tem se articulado junto com o Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Família e dos Direitos Humanos, embaixadas e consulados.

Desde meados de março, a Secretaria recebeu diferentes pedidos de ajuda de catarinenses que ficaram presos em outros países devido ao cancelamento de voos e fechamento de fronteiras terrestres. A maioria teve dificuldade de comunicação com companhias aéreas, devido à redução de atendimento de call centers, mudanças de regras na remarcação de passagens e um volume muito grande de pedidos de emergência.

“Eu e meu marido estávamos desde o dia 19 de março retidos em Lisboa, com bastante dificuldade para entrar em contato com as companhias aéreas para marcar novo voo e tentar resolver nossa situação. Muitos voos cancelados e aeroporto fechado. Então, a Secretaria de Assuntos Internacionais de SC entrou em contato com a gente. O apoio foi excepcional. Não mediram esforços para tentar nos ajudar. Agora estamos em casa, estamos bem e em quarentena”, relatou a moradora de Palhoça, que voltou para Brasil do dia 30 de março.

A partir do dia 20 de março, a SAI começou a receber pedidos de residentes de diferentes municípios como Palhoça, Biguaçu, São José, Camboriú, Braço do Norte e outras, que ficaram presos em Lisboa devido ao cancelamento de voos. Foram emitidos e tramitados ofícios no Ministério de Relações Exteriores endereçados ao Consulado em Lisboa, requisitando prioridade na repartição dos catarinenses. Apesar da falta de disponibilidade de voos, a SAI conseguiu novos bilhetes aéreos e encontrou abrigo temporário para o período de espera.

Outro caso de Portugal começou as tratativas no dia 20 de março, quando o plantão da SAI foi acionado por catarinenses de Barra Velha. Ainda no início de março eles embarcaram em um cruzeiro saído do Brasil para fazer a rota na Europa, mas tiveram todo o roteiro cancelado no meio da viagem. A operadora do cruzeiro queria obrigar os passageiros a descerem em Lisboa, mesmo sem terem reserva de hotel e sem passagens de retorno ao Brasil. A SAI entrou em contato com o Consulado de Lisboa quando o navio ainda estava na rota, pedindo uma intervenção com a operadora do cruzeiro para que ela adquirisse as passagens aéreas de volta ao Brasil e que se responsabilizasse por manter os catarinenses a bordo até a data de retorno, que ocorreu no dia 25 de março.

Assim como Karine, outros moradores de Palhoça tenta voltar para casa. A ex-diretora executiva da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), Mariah Terezinha do Nascimento Pereira, está nos Estados Unidos, onde participou de um curso de mentoria para empreendedores na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Maria está, agora, no estado de Utah, que também está em quarentena. Ela já deveria ter voltado ao Brasil, mas os voos foram cancelados duas vezes e remarcados para o dia 30 de abril. Em Palhoça, seu marido, Fábio Pereira, atual presidente da FMP, vai procurar a SAI para tentar o retorno da esposa o mais rápido possível.

Quem também espera por uma ajuda da secretaria é a chef de cozinha Angelita Marçal Flores. Angelita está na Indonésia, e ainda aguarda uma posição do Itamaraty. A Embaixada do Brasil em Jacarta garante que tem dedicado tempo integral na negociação das cláusulas do contrato a ser firmado com a companhia aérea que apresentou a melhor proposta para voo charter de repatriação dos brasileiros que se encontram na Indonésia, na Tailândia e no Vietnã. “Trata-se de processo complexo, que envolve recursos públicos e que deve obedecer a procedimentos específicos previstos na lei, inclusive contratação de escritório de advocacia para dar parecer jurídico sobre o negócio, além de gestões junto às autoridades competentes de cada país envolvido no processo de repatriação”, informa o Itamaraty. 

O voo está sendo organizado em conjunto com as Embaixada do Brasil em Bangcoc e em Hanói, que estão realizando cadastramento dos brasileiros retidos na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.


Saiba mais

Enquanto espera pelo voo de repatriação, Angelita Marçal Flores conta como é a vida no confinamento em Bali, na Indonésia! Clique aqui e assista!

Confira o depoimento que Mariah Terezinha do Nascimento Pereira deu ao Palhocense, diretamente de Utah, nos Estados Unidos! Clique aqui e assista!

A palhocense Flávia Catarina de Souza Luna relata a situação da Espanha, onde mora há 15 anos e trabalha como designer de arquitetura. Flávia cresceu no Jardim Eldorado, e atualmente sua mãe mora no Pagani com o marido e o irmão, que tem uma academia no bairro. “O último lugar que morei antes de vir pra Europa foi no Jardim Eldorado. Quando voltei, depois de 10 anos, alucinei com o crescimento da Palhoça”, conta Flávia. Clique aqui e assista!

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg