97ee1652bd4e09a9bcd3837e0e303527.jpeg Por que despejar esgoto a céu aberto é uma prática prejudicial?

1eb3a25127f55d89439eb950daa439db.jpeg ANTT e Ministério dos Transportes defendem túnel duplo no Morro dos Cavalos

62ab47f852426e30df4445e1a3dc3e18.jpeg Autor do primeiro feminicídio de SC em 2025 é condenado a 65 anos de prisão

3ee49408b8f65287d0f9720f6d12420c.jpeg Prepare sua casa para o verão e ajude a garantir água para todos

f999fb7390ff4c0ba80fc242df543135.jpeg Águas de Palhoça instala dois laboratórios para reforçar o monitoramento de efluentes no município

bfde36d0065fd89736e646bb81223d2b.jpeg TUM Festival reúne oito mil pessoas e encerra com grande produção da Orquestra Petrobras Sinfônica

ab484964aed24c77c0529f7f138b2358.jpeg DIVERSIDADE - Programa “Respeito Dá o Tom” ganha destaque em eventos da Consciência Negra em Palhoça

0ef0b66fdc65509bbcad4b4b90be5a22.jpeg Cinco Roteiros bate-volta e de fim de semana em SC para curtir o calor na Serra

99fa85b40c03a867632c115023298b36.jpg Prefeitura de Palhoça divulga programação oficial do Natal 2025

b49e0e67f6f0f67d89ea505b88711b8e.png Tribo de Jah e Charlie Brown Jr. são os grandes destaques da agenda de verão em Palhoça

8ed19d9497b2d74f9ef9ea66e4e69583.jpeg De Palhoça para o Japão, Diogo Trindade participa de treinos para o The Summer Deaflympics 2025

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

Palhocenses pelo mundo

Moradora do Pagani conseguiu voltar de Lisboa, depois de 11 dias retira na capital portuguesa

dd88b4a5be38fecff43aa5ebdbe7fc14.jpg Foto: REPRODUÇÃO

Retida em Lisboa desde o dia 19 de março, a moradora do Pagani Karine Iris Rosa finalmente conseguiu voltar para casa. O retorno ao Brasil foi viabilizado com o auxílio da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) de Santa Catarina. Para auxiliar na repatriação de catarinenses que ficaram desamparados fora do Brasil, por conta das restrições de combate à pandemia da Covid-19 adotadas por diversos países, a SAI tomou uma série de medidas e trouxe de volta ao estado 58 pessoas, de diferentes partes do mundo.

Além de implementar um plantão para atendimento e montar um grupo de trabalho para solução de casos de emergência, a SAI tem se articulado junto com o Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Família e dos Direitos Humanos, embaixadas e consulados.

Desde meados de março, a Secretaria recebeu diferentes pedidos de ajuda de catarinenses que ficaram presos em outros países devido ao cancelamento de voos e fechamento de fronteiras terrestres. A maioria teve dificuldade de comunicação com companhias aéreas, devido à redução de atendimento de call centers, mudanças de regras na remarcação de passagens e um volume muito grande de pedidos de emergência.

“Eu e meu marido estávamos desde o dia 19 de março retidos em Lisboa, com bastante dificuldade para entrar em contato com as companhias aéreas para marcar novo voo e tentar resolver nossa situação. Muitos voos cancelados e aeroporto fechado. Então, a Secretaria de Assuntos Internacionais de SC entrou em contato com a gente. O apoio foi excepcional. Não mediram esforços para tentar nos ajudar. Agora estamos em casa, estamos bem e em quarentena”, relatou a moradora de Palhoça, que voltou para Brasil do dia 30 de março.

A partir do dia 20 de março, a SAI começou a receber pedidos de residentes de diferentes municípios como Palhoça, Biguaçu, São José, Camboriú, Braço do Norte e outras, que ficaram presos em Lisboa devido ao cancelamento de voos. Foram emitidos e tramitados ofícios no Ministério de Relações Exteriores endereçados ao Consulado em Lisboa, requisitando prioridade na repartição dos catarinenses. Apesar da falta de disponibilidade de voos, a SAI conseguiu novos bilhetes aéreos e encontrou abrigo temporário para o período de espera.

Outro caso de Portugal começou as tratativas no dia 20 de março, quando o plantão da SAI foi acionado por catarinenses de Barra Velha. Ainda no início de março eles embarcaram em um cruzeiro saído do Brasil para fazer a rota na Europa, mas tiveram todo o roteiro cancelado no meio da viagem. A operadora do cruzeiro queria obrigar os passageiros a descerem em Lisboa, mesmo sem terem reserva de hotel e sem passagens de retorno ao Brasil. A SAI entrou em contato com o Consulado de Lisboa quando o navio ainda estava na rota, pedindo uma intervenção com a operadora do cruzeiro para que ela adquirisse as passagens aéreas de volta ao Brasil e que se responsabilizasse por manter os catarinenses a bordo até a data de retorno, que ocorreu no dia 25 de março.

Assim como Karine, outros moradores de Palhoça tenta voltar para casa. A ex-diretora executiva da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), Mariah Terezinha do Nascimento Pereira, está nos Estados Unidos, onde participou de um curso de mentoria para empreendedores na Universidade de Berkeley, na Califórnia. Maria está, agora, no estado de Utah, que também está em quarentena. Ela já deveria ter voltado ao Brasil, mas os voos foram cancelados duas vezes e remarcados para o dia 30 de abril. Em Palhoça, seu marido, Fábio Pereira, atual presidente da FMP, vai procurar a SAI para tentar o retorno da esposa o mais rápido possível.

Quem também espera por uma ajuda da secretaria é a chef de cozinha Angelita Marçal Flores. Angelita está na Indonésia, e ainda aguarda uma posição do Itamaraty. A Embaixada do Brasil em Jacarta garante que tem dedicado tempo integral na negociação das cláusulas do contrato a ser firmado com a companhia aérea que apresentou a melhor proposta para voo charter de repatriação dos brasileiros que se encontram na Indonésia, na Tailândia e no Vietnã. “Trata-se de processo complexo, que envolve recursos públicos e que deve obedecer a procedimentos específicos previstos na lei, inclusive contratação de escritório de advocacia para dar parecer jurídico sobre o negócio, além de gestões junto às autoridades competentes de cada país envolvido no processo de repatriação”, informa o Itamaraty. 

O voo está sendo organizado em conjunto com as Embaixada do Brasil em Bangcoc e em Hanói, que estão realizando cadastramento dos brasileiros retidos na Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã.


Saiba mais

Enquanto espera pelo voo de repatriação, Angelita Marçal Flores conta como é a vida no confinamento em Bali, na Indonésia! Clique aqui e assista!

Confira o depoimento que Mariah Terezinha do Nascimento Pereira deu ao Palhocense, diretamente de Utah, nos Estados Unidos! Clique aqui e assista!

A palhocense Flávia Catarina de Souza Luna relata a situação da Espanha, onde mora há 15 anos e trabalha como designer de arquitetura. Flávia cresceu no Jardim Eldorado, e atualmente sua mãe mora no Pagani com o marido e o irmão, que tem uma academia no bairro. “O último lugar que morei antes de vir pra Europa foi no Jardim Eldorado. Quando voltei, depois de 10 anos, alucinei com o crescimento da Palhoça”, conta Flávia. Clique aqui e assista!

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg