No ano em que é comemorado o bicentenário de Anita Garibaldi, foi produzida uma minissérie que conta a trajetória de lutas da heroína catarinense. História essa que se entrelaça com a do general italiano Giuseppe Garibaldi, que veio a casar-se e dar o sobrenome à lagunense. Na série “Anita: Amor, Luta e Liberdade”, Giuseppe é interpretado pelo ator palhocense Welington Moraes.
Segundo o ator que mora em Palhoça, “foi um desafio o Giuseppe, pois eu tive que aprender toda a musicalidade da língua italiana, eu até traduzir as falas para o idioma dele, para pegar algumas palavras, o ritmo da verve. Eu, no fim, construí esse jeito de falar, misturando o português e o italiano, trazendo um pouco da minha verdade pro personagem”, revela o artista.
Foram produzidos quatro capítulos, que misturaram documentário e dramaturgia. Para tanto, muitas falas de Wellington foram diretamente retiradas do livro "Memórias de Garibaldi", de Alexandre Dumas. A produção também reforça o lado humano e revolucionário da protagonista.
O argumento original da série é assinado por Roberto Bertolin. Tanto o roteiro, quanto a direção ficaram por conta da jornalista e cineasta Isabela Hoffmann, que coordenou os 17 dias de gravações em Santa Catarina e também na Itália, uma vez que a equipe de “Anita: Amor, Luta e Liberdade” visitou cinco cidades italianas para mostrar alguns locais por onde Anita passou quando esteve no país.
Na última quinta-feira (26), houve pré-estreia da série no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis, com a presença de autoridades e convidados. Após a exibição do primeiro capítulo, Wellington e a atriz Lize Souza, que dá vida a Anita na série, fizeram uma pequena esquete em um palco construído no local, representando o cenário usado para a série.
Anita Garibaldi
Nascida em Laguna, no dia 30 de Agosto de 1821, Ana Maria de Jesus Ribeiro tinha origem humilde. Posteriormente conhecida com Anita, ela tornou-se figura histórica famosa por participar de importantes revoluções no Brasil, como a Guerra dos Farrapos, e na Itália, onde lutou pela unificação do país numa república. Ao lado do segundo marido, o revolucionário Giuseppe Garibaldi, ela travou batalhas também no Uruguai e na França.
Com a derrota dos farrapos em Santa Catarina, Anita fugiu com o marido para o Uruguai e, mais tarde, para a Itália, onde também enfrentou o campo de batalhas. Mãe de quatro filhos, a revolucionária estava grávida de seis meses e doente, quando faleceu aos braços de Garibaldi, em 4 de agosto de 1849, aos 27 anos. A criança também não sobreviveu.
Onde assistir
A série será exibida somente aos sábados, de 28 de agosto a 18 de setembro, sempre às 13h, no canal aberto NDTV.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?