dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

Secretários de Educação fazem encontro virtual

Representantes da Granfpolis e da Amfri trocam informações em relação a este período de interrupção das aulas

91cda80fcb50b602f68901d3d64ac3fe.jpg Foto: CRISTIANO ESTRELA/SECOM

O terceiro encontro virtual do projeto Colaboração Ativa do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis reuniu secretários municipais para trocar experiências e conversar sobre ações educacionais a serem realizadas neste momento de enfrentamento da pandemia. Além da Granfpolis, o ADE da Associações dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) também participou da reunião. 

Desta vez, o foco foi a troca de ideias sobre ações que estão em andamento ou em planejamento em relação a este período de interrupção das aulas. “Sempre é bom ouvir o que os outros municípios estão fazendo para, quem sabe, complementar com o que estamos planejando. A Granfpolis estudou e fez um planejamento seguindo o roteiro da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios). É bem amplo para atender as demandas dos municípios que tiverem interesse em integrar a proposta, permitindo ser moldado conforme as necessidades de cada um. Temos um plano de ação com foco para o retorno das aulas, mas também engloba vários outros fatores educacionais”, destacou o secretário municipal de Educação de Águas Mornas, Mário Fernandes. 

Para a secretária municipal de Educação de Balneário Piçarras, Laureci Bernadete Schneider Pereira, que representou o ADE Amfri, essa troca de informação sempre colabora com o trabalho que está sendo desenvolvido. “Na Educação, quanto mais ideias melhor. Lógico que tudo adaptado para a nossa realidade. O Regime de Colaboração tem contribuído muito nas tomadas de decisão, principalmente neste momento, e ouvir o que os outros têm trabalhado ajuda bastante”, destaca. 

O ADE Amfri apresentou a construção que está sendo feita coletivamente. Entre as ações, destaque para o levantamento para reposição do currículo escolar; os alinhamentos dos atos administrativos dos servidores; a metodologia de plano de reposição das aulas; e a articulação com o Ministério Público e o Tribunal de Contas para alinhamento de todos no trabalho.

O ADE Granfpolis abordou a formação de uma comissão para a construção de um plano gradual de retomada das aulas nas redes municipais do território. Reposição das aulas, reorganização do conteúdo, trabalho dos profissionais da Educação, tudo está sendo pensado. Em breve, o material será apresentado a todos os secretários e, posteriormente, aos prefeitos.


Sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs)

Os Arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto - e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

O Brasil possui atualmente 14 ADEs, com 244 municípios trabalhando nesse modelo de colaboração, e alguns já conquistaram avanços consistentes que indicam que estão no caminho certo. Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, e, em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do Sul do país.


Sobre o ADE Granfpolis

Atualmente, 21 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Fazem parte do ADE Granfpolis os municípios de: Palhoça, Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

 


Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg