 Foto: MARCIO DAVID/CBSURF/DIVULGAÇÃO
 
                      Foto: MARCIO DAVID/CBSURF/DIVULGAÇÃO
                
            			   A Guarda do Embaú é mundialmente conhecida pelas ondas incríveis e pelo cenário fértil para surfistas. Nesta semana, esse paraíso no sul de Palhoça se transformou na capital brasileira do surfe, com o Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, evento que marca o encerramento da Taça Brasil 2025. Após dias de competição acirrada, as disputas foram adiadas nesta quarta-feira (29) e devem seguir na quinta-feira (30).
A quarta-feira amanheceu com muita chuva, vento sul forte e mar agitado na Guarda. Esse foi o motivo que levou a comissão técnica do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival a adiar as disputas para as 8h desta quinta-feira (30).
Segundo o diretor de prova, Juninho Maciel, a decisão foi tomada para garantir a segurança dos atletas e o bom andamento da competição. “Estivemos cedo na praia e as condições estão bem severas, difíceis, prejudicando até a visibilidade dos juízes. O mar subiu bastante, chuva intensa, vento sul muito forte e as ondas estão bem balançadas. Hoje é o olho do furacão, mas a previsão é mais favorável para os próximos dias”, explicou.
As próximas provas do evento poderão ser acompanhadas de forma presencial ou online. A transmissão ao vivo é feita pelo site www.cbsurf.org.br e através do canal CBSurfPLAY no YouTube.
Uma competição, 181 surfistas
A etapa decisiva da Taça Brasil 2025 começou na segunda-feira (27), com 181 surfistas de 12 estados. São 135 homens e 46 mulheres competindo pelas últimas vagas da elite da CBSurf em 2026. Desde o primeiro dia, o evento é marcado por boas ondas e manobras de alto nível, apesar da chuva e do frio.
Um dos destaques vai para Wallace Vasco. Logo na estreia, ele brilhou com um aéreo reverse que rendeu a maior nota do dia (8,0). Também foi destaque o retorno do campeão mundial Adriano de Souza, o Mineirinho, que elogiou o evento e a energia da Guarda. “É a primeira vez que participo de um campeonato aqui e é uma sensação maravilhosa. Além de tudo, é simbólico estar num lugar que homenageia o Ricardo dos Santos, que sempre será lembrado aqui”, afirmou.
Tainá Hinckel vence em casa
A terça-feira (28) marcou as estreias das principais estrelas do surfe feminino, com nove campeãs brasileiras entrando no mar. Um dos destaques foi a surfista olímpica palhocense Tainá Hinckel, que cresceu embalada pelas maravilhas da Guarda do Embaú. Ela venceu logo na primeira bateria, com direito a virada na última onda. “Estou muito feliz de ter avançado essa primeira bateria aqui em casa”, comemorou Tainá. “Dormi na minha cama, tomei o café a que estou acostumada e vim pra bateria, que foi super disputada. Quero me divertir e soltar meu surfe em casa”, pontou a atleta de Palhoça, que vai enfrentar Juliana dos Santos (CE), Kiany Hyakutake (SC) e Kemily Sampaio (SP) na próxima bateria.
Disputa no masculino
Além de decidir os títulos brasileiros, a etapa final da Taça Brasil 2025 na Nona Reserva Mundial de Surf também define a lista das classificações para a elite da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026. São oito surfistas indicados pelo ranking masculino e quatro pelo feminino.
O Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival oferece a premiação máxima de R$ 250 mil da Taça Brasil e o título vale 10 mil pontos e iguais R$ 25 mil para o campeão e a campeã em Palhoça.
Ações ambientais
Paralelamente à competição, o Conselho Gestor da 9ª Reserva Mundial de Surf promove ações ambientais com o apoio da Federação Catarinense de Surf, Águas de Palhoça e patrocinadores do evento.
Na terça-feira (28), foi realizada uma coleta de água no Rio da Madre para análise da qualidade em cinco pontos do curso d’água que divide Palhoça e Paulo Lopes. Na quarta (29), o Save The Waves Film Festival exibiu curtas sobre surfe e ecossistemas marinhos, com bate-papo e sessão de autógrafos dos embaixadores Adriano de Souza e Tainá Hinckel.
Na sexta-feira (31), será realizado o plantio de mudas nativas da restinga, com a presença de atletas, estudantes e moradores locais.
O evento também presta homenagem a ídolos locais, como Ricardo dos Santos, o “Ricardinho da Guarda”, e Fernando Moura (Fanta), lembrados com troféus e painéis fotográficos na área dos surfistas.
Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf. A competição tem patrocínios da Secretaria de Turismo de Palhoça, da Mini Kalzone e da Águas de Palhoça, contando também com apoio da Prefeitura de Paulo Lopes, Mormaii, Parafinas Fu-Wax, Surfland Brasil, Embaú Surf Club, Guarda Gosto Restaurante, Morada Girassol, Zulu Land, MB Marketing e Eventos, Quantum Engenharia e suporte institucional da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú e da 9ª Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú.
 
                   
                   23/10/2025
 
                   
                   02/10/2025






