TransformAção

Tentações e sabotadores

Estamos entrando na nossa sexta semana do Projeto TransformAção, e o que venho percebendo no Orildo é a satisfação em estar se superando a cada dia; a alegria em ver na balança menos peso a cada semana; e isso está impactando diretamente na sua autoestima, no seu humor e no seu convívio com outras pessoas. Percebo que toda essa mudança o está deixando mais motivado a seguir em frente.

Na coluna de hoje, a nutricionista Luciana Castanha nos conta um pouco como tem sido suas consultas com nosso “transformando” Cabeção.

O início da reeducação alimentar não é fácil e, como diz o Orildo: “Exige coragem e é só querer”! Na nossa consulta, conversamos muito sobre seus sabotadores. Nessa reta final do projeto TransformAção, as tentações existem e manter o plano alimentar não é fácil. Não é só parar de comer, é preciso conhecer e driblar o que está atrapalhando. 

Atualmente, os principais sabotadores são os lugares tentadores que frequenta a trabalho e os amigos no momento de lazer. Reforçamos que ele não dê ouvidos para quem diz que “um pouquinho não faz mal” e outros comentários parecidos e que evite, ao menos durante um tempo, lugares com alto poder tentador. No nosso planejamento, temos nossos combinados e não existem desculpas.... Sabe aquela velha história de “não consegui resistir”? Quem quer ganhar saúde se supera e não arranja desculpas, foca no objetivo e no resultado. Ainda assim, lembrei que ele não precisa ser extremista. É preciso ter certa liberdade no plano alimentar para comer algo que deseja de vez em quando. De outro modo, o plano alimentar se torna insustentável. 

Falando ainda de sabotadores, o Orildo venceu seu principal inimigo: o sedentarismo. Emagrecer não é só se alimentar bem. Sem exercícios físicos os resultados demoram mais a chegar e a tendência é se desmotivar e acabar desistindo de se cuidar. As atividades físicas diárias estão o motivando a querer ser mais saudável e a saúde é mais importante do que a restrição alimentar. Quando existem dietas muito restritivas, há uma perda grande de peso e a tendência é recuperar logo em seguida. Por isso, saúde e planejamento nutricional devem andar juntos, para que ocorra uma perda de peso saudável e que se torne um hábito para conseguir manter o peso desejado.

O acompanhamento nutricional é essencial, pois não adianta nada trocar alimentos por conta própria. É preciso comer alimentos nutritivos e por isso o cardápio do Orildo é calculado e personalizado com necessidades e objetivos específicos. 

Para os leitores que estão passando pela mesma situação, pensando em ganhar mais saúde e perder peso de forma saudável, adote essas dicas: não ajuda comprar o que não deve comer, seus armários estão cheios de biscoitos, salgadinhos e doces? Substitua por frutas, legumes e verduras frescas e outros alimentos saudáveis como um mix de oleaginosas; invista em uma atividade física que te dê prazer e saia do sedentarismo; trabalhe seu amor próprio e cultive a autoestima - não é porque está acima do peso que perdeu a beleza; evite mudanças drásticas e rápidas pois só geram desconforto e aumentam a desistência. Faça como o Orildo, procure ajuda profissional, estabeleça metas atingíveis e comece a reeducação alimentar com calma, um passo de cada vez!

Gostaram das dicas da Luciana? Hábitos de anos não se mudam da noite para o dia, tudo que é muito radical tende a não durar muito tempo. Se você tenta há anos emagrecer sozinho e não está conseguindo, chegou a hora de procurar um profissional especializado para lhe ajudar a iniciar um 2020 com novos hábitos para que você tenha qualidade de vida. 

@nutri_lucianacastanha

 

 

Capacidade para mudar de vida

Na sessão desta semana, trabalhamos, entre outras questões a compreensão da tabela familiar do Orildo, que lhe proporcionou entender com muita clareza que herdou, além das características físicas, também os comportamentos emocionais. Alguns desses comportamentos o conduziram até este momento de forma positiva e outros de forma negativa. Com essa compreensão, o Orildo pode perceber que tem plena capacidade de conduzir algumas questões de forma assertiva, precisa apenas se permitir realizar essa condução consciente de sua vida, excluindo alguns hábitos emocionais que lhe impedem de se sentir mais seguro, confiante e capaz.
O poder da mudança está dentro de cada um de nós. Precisamos entender isso para que possamos, de forma consciente, transformar nossas vidas. 

@marylicigoulart 

 

 

Sprint final

Estamos apontando para as últimas semanas do TransformAção e as dificuldades vão aumentando. Esta semana, como o Orildo me confessou cansaço, demos folga da academia para ele no domingo e na segunda. Mas já voltamos com tudo. Neste momento, é muito importante o trabalho e a união de toda a equipe, até porque precisamos deixá-lo pronto para continuar após o projeto. Por isso, trago a foto de todos os profissionais que estão investindo e acreditando em nosso amigo Cabeção! #VaiOrildo

@biofittacademia

 

 

Como está sua autoestima?

Hoje eu quero falar com você, querido leitor, sobre “autoestima”. Como anda a sua? Quando você se olha no espelho o que você pensa? Gosta do que vê? Ou só vê defeitos? Bem, o Orildo iniciou esse projeto com sua autoestima lá embaixo e, aos poucos, ele vem aprendendo a se amar novamente, a gostar do que vê no espelho e isso o motiva a cada dia a não desistir, ir treinar, procurar alimentos mais saudáveis e estar buscando ser uma pessoa melhor. Para ajudar a elevar ainda mais sua autoestima, o Orildo vem aplicando técnicas que venho ensinando para que potencialize ainda mais esse amor próprio. Quando estamos com a nossa autoestima baixa, todas as áreas da nossa vida serão afetadas. Quando não gostamos do que vimos no espelho, nosso relacionamento será afetado, nossa área profissional, financeira, por isso é tão importante termos amor próprio, sermos a primeira pessoa da nossa lista a termos a nossa atenção. Querido leitor, eu te convido a dedicar pelos menos uma hora do seu dia para a pessoa mais importante da sua vida: você mesmo!

@graziprates_coach



Publicado em 07/11/2019 - por TransformAção

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif