Ônibus lotados, usuários insatisfeitos

Com o aumento de frequentadores durante a temporada de verão, linhas do transporte coletivo que levam às praias do Sul vivem cheias

b2a2b519d23ce9f155ad42459a45243a.jpg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Texto: Isonyane Iris


Ônibus lotado, poucos horários, aumento na passagem, falta de ventilação e ausência de segurança seriam apenas algumas das reclamações feitas diariamente pelos usuários dos ônibus da empresa Jotur, agravadas na temporada do verão, quando a movimentação aumenta nas linhas das praias de Palhoça.

Nesta semana, a indignação de uma usuária fez com que ela filmasse a situação dentro do ônibus que estava fazendo a linha Pinheira, e publicasse nas redes sociais para que todos pudessem avaliar as condições que os usuários estão tendo que enfrentar diariamente. Em alguns minutos, a publicação contou com inúmeros comentários de usuários também incomodados com a falta de providências da empresa em relação às reclamações.

Em um comentário após a publicação do vídeo nas redes sociais do jornal Palhocense, uma leitora contou que no final de semana presenciou uma senhora passando mal dentro do ônibus da linha Pinheira devido à superlotação. "Sábado estive na Pinheira, além da passagem ser um absurdo, o ônibus vem superlotado. Presenciei uma senhora desmaiando por causa da superlotação e do calor infernal. Ainda tivemos que ouvir de uma cobradora muito mal humorada que todos dessem um passinho para trás, como se fôssemos sardinhas enlatadas (literalmente, na minha opinião). Falta de respeito com a população e com os turistas", conta a leitora, destacando ainda que ônibus que transitam por BRs não poderiam transportar passageiros em pé, pelo risco de pessoas se machucarem caso aconteça um acidente. "Isso não se trata só da opinião de A ou B, e sim da falta de respeito com o cidadão. Fora o aperto que tanta gente em um pequeno espaço e o calor que também é horrível. Já está mais do que na hora de haver novas empresas", reclamou o leitor Fábio Machado, também nas redes sociais do jornal Palhocense.

Moradora da Pinheira, Ana Lúcia Dias acredita que a falta de respeito com os usuários começa quando a empresa não disponibiliza mais horários de ônibus em plena temporada de verão, onde o movimento de turistas e frequentadores das praias de Palhoça aumenta. "Será que eles não percebem que as linhas que fazem praias ficam mais lotadas no verão? Impossível que não consigam imaginar que isso vai acontecer. Eles não se preparam para o verão, simplesmente deixaram tudo como estava. Aqui na Pinheira, tem a comunidade que trabalha e precisa do transporte coletivo, assim como temos os turistas e frequentadores nessa época de verão, qual a dificuldade em disponibilizar mais horários nessa época do ano e garantir a segurança e o bem estar de todos?", questiona a moradora. 

Alguns leitores acreditam que a solução para melhoria na mobilidade urbana em Palhoça está justamente no transporte coletivo. "Tem que fazer com que o usuário se sinta bem no transporte coletivo, estimular a população a usar ônibus. Mas, para isso, é preciso oferecer o transporte com o mínimo de qualidade, conforto e eficiência", acredita um leitor.

Sobre o aumento nas passagens de ônibus em toda Santa Catarina, Palhoça teve o maior salto: 9,7% na média. A passagem mais barata do município passou de R$ 3,90 para R$ 4,30 em novembro de 2018. A Prefeitura de Palhoça informa que a empresa solicitou o reajuste nas tarifas em julho, e reiterou o pedido outras duas vezes, em setembro e outubro. "A justificativa é o crescente aumento nos preços dos combustíveis, especificamente do óleo diesel, que soma 10,61%. Diante do exposto, a Prefeitura iniciou as negociações com a empresa, a fim de diminuir o impacto aos passageiros e conseguiu reduzir o reajuste para 9,70%", explicou o município.

O Deter aprovou os novos coeficientes tarifários no dia 20 de julho de 2018, levando em consideração as justificativas dadas pela empresa de que existe um déficit no valor praticado atualmente, considerando que o último reajuste ocorreu em agosto de 2017.

Em nota, a Jotur garantiu que, com a previsão de aumento no fluxo de turistas para as praias da Grande Florianópolis no verão, reforçou os horários que atendem a região Sul da cidade. "Para ampliar o serviço, a empresa ativa, aos finais de semana, viagens diretas na linha 'Estação Palhoça-Pinheira', ligando a Estação de Palhoça e as praias. No entanto, esta operação ocorre com algumas condições: somente aos sábados e domingos, mediante demanda de passageiros e em condições climáticas que indiquem os destinos balneares como opção para diversão de turistas e moradores da região", destacou a empresa.

A Jotur ainda informou que para que o passageiro possa planejar com mais comodidade e evitar transtornos, os horários das linhas estão disponíveis no site jotur.com.br. A empresa também mantém à disposição o telefone 3279-3200, com atendimento em horário comercial.

 

Assista ao vídeo!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif