Quantas vidas ainda precisarão ser perdidas para que a segurança seja prioridade na BR-282? Essa é a pergunta que o deputado estadual Camilo Martins voltou a fazer nesta semana, ao solicitar formalmente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ações imediatas para reduzir os acidentes no trecho conhecido como “Trecho da Morte”, próximo à entrada da Jaqueira e à fábrica de barcos, em Palhoça.
Em ofício enviado ao Dnit, Camilo Martins reforçou a necessidade de instalação urgente de iluminação pública no segmento compreendido entre a rótula do Bela Vista e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Enquanto o projeto de duplicação não sai do papel, não podemos ficar de braços cruzados. Falta sinalização adequada e iluminação, e isso está custando vidas quase todos os dias”, afirma o deputado.
Na última semana, um grave acidente envolvendo um motociclista e um caminhão resultou em morte no local, somando-se a tantos outros casos que destroem famílias e impactam toda a comunidade. “Estamos falando de trechos com entradas e saídas perigosas, trânsito intenso e total falta de visibilidade à noite. Chega de promessas vazias. É hora de agir”, declara Camilo Martins.
O deputado destaca que, além de cobrar a duplicação da rodovia, seguirá acompanhando de perto a tramitação do projeto no Ministério dos Transportes e continuará insistindo em medidas paliativas imediatas. “A iluminação pode salvar vidas até que as obras de duplicação se concretizem. Precisamos proteger motoristas, motociclistas e pedestres que utilizam essa via diariamente para trabalhar e sustentar suas famílias”, reforça.
Camilo Martins finaliza afirmando que não aceitará mais desculpas: “Chega de mortes na BR-282. Vamos continuar pressionando para que a duplicação aconteça, mas até lá, a iluminação precisa sair do papel agora”.
11/07/2025
10/07/2025