88f19a5b5ca8a70b1ae35b131e2dcd85.JPG Entendendo o inchaço abdominal: quando o desconforto é sinal de desequilíbrio intestinal

802fe08cec97e51faa4e5ce1f13e91f2.jpg Udesc promove feira de mulheres empreendedoras no Frei Damião

400af81fffa922c1fbe76fdbaf0f9148.jpg Por unanimidade, TRE mantém mandato de Neném do Bertilo, do União Brasil

c0837da7879db2a2abd8894aec2ecd9a.jpeg Artista radicada em Palhoça apresenta aquarelas inéditas na exposição “Florir o Invisível”

f03e8e465b03f3d41e34b5f27d3eaa8f.jpg Cartinhas da campanha solidária “Um Sonho de Natal” já podem ser retiradas no Shopping ViaCatarina

6a3cf177ee5d7b118f44f8eedf47e4a4.jpeg "As Aventuras de Zaki e Zahara com os Orixás" será lançado na sexta (7)

0cffaea0669e9b41070ecd47632b3ef6.jpeg Pedra Branca recebe o Passeio Geek nos dias 22 e 23 de novembro

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

c22407368d044d5e2fa9906303d5cd42.jpeg Triatleta de Palhoça faz sucesso no Ironman com bicicleta dos anos 1970

Boca Maldita - Edição 1.018

Os malefícios da internet e a procura por justiça

Quem pensa que os recursos digitais trazidos pela internet ajudaram em relação aos contatos humanos deveria ouvir a história do senhor Sampaio, que no ano passado veio morar em Palhoça - precisamente, numa quitinete alugada no Casqueiro, através de uma imobiliária do município. O problema de seu Sampaio surgiu quando, seis meses depois, decidiu deixar o imóvel e avisou a imobiliária com um mês de antecedência, pelo WhatsApp, quando, no contrato de locação, estava escrito que teria que ser por e-mail.

Ali começava o calvário do locatário, que esteve na imobiliária para entregar a chave do imóvel e foi surpreendido com cobranças e multas exorbitantes. Ele alega ainda que deixou o imóvel lavado e pintado, como rezava o contrato de locação, inclusive com o pagamento da energia elétrica.

Sem receber o devido atendimento na imobiliária, seu Sampaio procurou, então, a Defensoria Pública de Palhoça, que, segundo ele, não deu a atenção que precisava. “Resolvi, então, entrar com uma ação no Fórum da cidade, não pelo dinheiro que eu teria que pagar, mas sim, em razão de eu ser um homem honesto que estava simplesmente procurando meus direitos. Também não recebi a atenção necessária para resolver meu problema e sequer fui ouvido na audiência, que teve apenas a manifestação da advogada da imobiliária”, conta.

Seu Sampaio me enviou fotos do imóvel assim que deixou de morar nele, devidamente dentro do que rezava o contrato, e também o print com as conversas enviadas pelo WhatsApp para a imobiliária comunicando que deixaria a quitinete um mês após a data do comunicado, o que aconteceu em novembro de 2024.

O que seu Sampaio pede é justiça, até porque não possui o hábito de interagir com as redes sociais, muito menos com e-mails. Ele finaliza perguntando: “A quem devo recorrer, se ninguém quer ouvir muitas queixas e reclamações?”.

 

Uma região em pé de guerra

Na sessão da Câmara realizada na segunda-feira (3), o vereador Pitanta denunciou que as comunidades de Araçatuba, Enseada de Brito e outras localidades atingidas pela criação das terras indígenas estão sendo visitadas por funcionários da Funai e pela Polícia Federal. Os agentes entram nos imóveis para fazer um levantamento das benfeitorias para uma futura indenização – lembrando que muitas famílias vivem nessas terras há mais de 100 anos. “Os agentes da Funai estão chegando nas propriedades atingidas, não apresentam nenhuma credencial nem mandado judicial, e ainda com veículos da Funai descaracterizados, sem o símbolo que provaria que pertence a essa instituição federal. Um verdadeiro absurdo, já que não tem nada decidido ainda, pois a decisão depende de votação no Congresso Nacional”, diz Pitanta.

O vereador apresentou vídeos das abordagens dos agentes, que mostram também o choro e a revolta das famílias atingidas. Alguns moradores afirmam que só saem de seus imóveis mortos, o que mostra bem a instabilidade e o medo de um provável conflito na região, o que seria uma tragédia anunciada, segundo os vereadores da Câmara Municipal. Uma comissão pretende pedir providências para a bancada estadual no Congresso Nacional.

 

A Boca Maldita é Sua...

Grupo coletivo_ekoa: “Na segunda, o ônibus que faz a linha Florianópolis/Pinheira, e que em tese deveria atender o horário das escolas, chegou na primeira escola de Palhoça às 23h15. Detalhe que a saída dos estudantes é às 22h. Os alunos/trabalhadores (menores de idade) chegaram na Pinheira pra mais de meia-noite. Um absurdo, tendo em vista que o Estado repassa dinheiro à Jotur para prestar o serviço e o valor da passagem é de 18 reais”.

 

Passagem do Sul mais cara

Se o Sul do município já reclamava de pagar R$ 15 para vir até o Centro de Palhoça e R$ 18 até Florianópolis, agora vai reclamar muito mais com o reajuste da tarifa, anunciado pelo Governo do Estado, em mais de 9,9%, o que representará que um usuário do transporte coletivo da região vai continuar sendo ainda mais explorado.

O caso foi discutido em plenário pelo vereador Jean Negão, que sugeriu que a Câmara procure os deputados que nos representam (Camilo Martins e Sérgio Guimarães) e o Governo do Estado.

A intenção também é pedir a criação de um subsídio por parte da Prefeitura, o que possibilitaria reduzir o valor da passagem.

 

Acidentes no Jardim Eldorado

O vereador Juninho da Farmácia deixou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e voltou à Câmara na sessão de segunda-feira (3). Na sua primeira intervenção na tribuna, ele se referiu ao grande número de acidentes que vem ocorrendo no bairro Jardim Eldorado e que tem ceifado a vida de pedestres, motoristas e motociclistas. O vereador disse que a grande maioria dos acidentes tem acontecido por imprudência de quem utiliza as vias do bairro, mas pede ações da Prefeitura para minimizar essa realidade, como colocação de lombo-faixas, lombadas, melhor sinalização e uma melhor fiscalização dos órgãos competentes.

 


Recurso negado

Na última terça-feira (4), aconteceu o julgamento de um recurso contra a chapa de vereadores do União Brasil, que poderia tirar o mandato do vereador Neném do Bertilo. Por unanimidade, os desembargadores votaram por não reconhecer o recurso, mantendo assim o mandato do vereador, eleito pelo União Brasil!


O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE o governo Jorginho Mello tem deixado a desejar no tocante a um bom atendimento na saúde, principalmente no que se refere aos pacientes portadores de câncer e às cirurgias de alta complexidade. A falta de uma política voltada para o atendimento na saúde nessas áreas tem feito com que muitos catarinenses acabem falecendo enquanto esperam os procedimentos, o que é inadmissível!

QUE o Conselho Tutelar foi duramente criticado na sessão de terça-feira (5) da Câmara Municipal de Palhoça pelo vereador Jean Negão, por ter se negado a participar de uma reunião sobre as mães atípicas do município, convocada pelo Comissão Parlamentar Especial da Câmara que discute o assunto - diga-se de passagem, um assunto que envolve crianças com necessidades especiais.

QUE a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, já possui um projeto pronto para premiar a comunidade da Jaqueira com uma creche. A comunidade aguarda ansiosa.

QUE o presidente municipal do PL, Marcio Hoffmann, recebeu uma ligação do presidente do Republicanos em SC, deputado Jorge Goetten, com um convite a participar das eleições do próximo ano, na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Marcio diz que gostou do convite, mas frisou que, caso o vice-prefeito Rosiney Horácio estiver no Republicanos, ele abriria mão de uma eventual candidatura para ajudar Rosiney. 

QUE o vereador Alexandre Silveira de Sousa deu sua opinião na tribuna da Câmara Municipal de Palhoça sobre a operação das forças de segurança no Rio de Janeiro. Para ele, já temos em Palhoça a atuação do crime organizado.

QUE o carioca e senador por SC Jorge Seif quer porque quer ver outro senador por Santa Catarina vindo do Rio de Janeiro. Pra isso, destrata até deputada catarinense, para defender a candidatura do "Carluxo" Bolsonaro. Pra quê? Seif, como senador, já fez algo importante por Santa Catarina?



Publicado em 06/11/2025 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg