0b687be4abc8e3102b28d37eccb1da56.jpeg Celesc instala um novo transformador na subestação de Palhoça

1c3cd3feb610db6b7dd895ce7d8effdd.jpeg Com obras adiantadas, viaduto no Contorno Viário é reaberto nesta sexta-feira (24)

1401640937629c4bec678aed45a24d38.jpeg Homens conduzindo motos esportivas são presos durante a madrugada na BR-101 em Palhoça

50d8acc2803ba706c2de84923d95d8a0.jpeg Corrida inaugura avenida Arlindo Philipi May, novo eixo de desenvolvimento da cidade

84475e8b1a47efd6b1acef8d5d45533f.jpeg Montanhistas instalam nova caixa de cume no Morro do Cambirela

b4494b18bd3c96b530b02c3d01741f6f.jpeg CEI Formiguinhas: Dia da Família na Escola marcado por música, brincadeiras e homenagem emocionante

db5d625340c0c619258dbb785ee6a6d9.png Dupla Rick & Renner é uma das atrações do Palhoça Rodeio

d45dd9f9879349445ccdb98ca157411b.jpg Palhoça recebe competições de jiu-jitsu e taekwondo

2f36aeb16a9fd815cea58722399b9f8f.jpeg Ricardo Martins conquista dois títulos no Rally RN 1500

ca47531ecaeb54bb9a0e27134b0b391b.jpeg Thiago Lohn disputa Sul-Brasileiro de Kart e mira desafio mundial na Europa

9160ab816709c46c73069b7b42201c5e.jpeg Associação Palhocense de Skate projeta futuro do esporte em Palhoça

567c3a3fc78504c24a3ae9967947d9ab.jpeg Guarani de Palhoça estreia na Série B do Catarinense no sábado (25)

8fb6a663cde4b02a7c9d15bedbabf297.jpeg Saneamento é importante para a redução das desigualdades sociais

df5d5ff3b11b88d0ffef72fe1292e8c6.jpeg O saneamento é a chave para proteger a água que não vemos

864bb080524f53cb6f63c54ec9d4b6f9.jpeg Como a iniciativa privada pode transformar o saneamento básico no país

bf95350ffa78af67a89b6776da8f2ae6.jpeg Comprou ou alugou? Atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

616911134d1c0068b4f9bcee89653ead.jpeg Vazamentos internos: é possível evitar o desperdício de água e aumento no consumo em PH

A verão está chegando. Já estamos nos preparando?

O questionamento foi feito,na Câmara de Vereadores. Secretaria de Turismo de Palhoça responde

793c5c3b8ccf931818c69c82367e53db.jpg Foto: NORBERTO MACHADO

Os primeiros finais de semana de calor, depois de um inverno “prolongado”, provocaram o debate: nossas praias já estão prontas para o verão? O questionamento foi feito publicamente pelo vereador Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão, Progressistas) na tribuna da Câmara de Vereadores, na semana passada.
O vereador citou o exemplo de Florianópolis, que há tempos iniciou os preparativos para a temporada 2019-2020, e criticou alguns aspectos precários da infraestrutura das praias do Sul, como sinalização ineficiente, mato no entorno e buracos ao longo da principal rodovia que liga a Passagem do Maciambu à Pinheira, a rodovia Evadio Paulo Broering. O vereador encaminhou o requerimento Nº 0204/2019 ao secretário de Turismo, Adriano Mattos, solicitando o envio de relatório contendo informações das ações que serão implementadas pelo município nos balneários compreendidos entre a Praia de Fora e a Guarda do Embaú, “com vistas à satisfação das necessidades dos moradores, veranistas e turistas, fazendo constar, inclusive, o montante dos recursos já liberados para investimentos na infraestrutura, que atenderá a demanda da alta temporada”. “Novamente, observa-se que o município não implementou, na região litorânea, obras de infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais, bem como dos turistas que irão visitar o balneário no período da alta temporada que ocorre entre os meses de dezembro e março”, reflete o vereador, no requerimento. “Como é sabido, a infraestrutura da região é bastante precária, sendo necessário, portanto, que o poder público, considerando a proximidade do início da temporada, informe os recursos que já se encontram disponíveis e as ações que foram planejadas para serem implementadas nesse período”, acrescenta.
A Secretaria de Turismo informa que os preparativos para a temporada de verão – cuja abertura ocorrerá na primeira quinzena de dezembro – seguem um rito e que o cronograma está sendo cumprido. Por meio de ofício, a Secretaria está encaminhando uma resposta aos questionamentos do vereador Jean Negão. “Em síntese, a Secretaria de Turismo pretende manter todos os serviços públicos, as ações que deram bons resultados em outras temporadas, como: limpeza das praias, instalação de banheiros químicos, duchas, pontos de estacionamento, arenas esportivas, distribuição de material informativo sobre as opções turísticas no município de Palhoça, além do trabalho dos agentes de trânsito monitorando os acessos e os balneários”, informa a secretaria.
Em recente reunião, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) repassaram à secretaria um relatório com as principais demandas e sugestões, que serão discutidas com outras secretarias que interagem nas ações da Operação Verão. A partir desse diálogo, surgirão as medidas que serão adotadas. Nos últimos anos, a Operação Verão envolveu, também: agentes da Fundação Municipal de Esporte e Cultura, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Defesa do Cidadão, Secretaria de Saúde, Fundação Cambirela do Meio Ambiente, Secretaria Executiva de Saneamento (Samae), além da participação de órgãos ligados ao governo do estado, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Celesc.

Barcos na Guarda
Enquanto o poder público debate, os barqueiros da Guarda do Embaú já se organizaram e deram início aos preparativos. A Associação dos Barqueiros já está com 75 barquinhos cadastrados para realizar a travessia do Rio da Madre durante a temporada, e o preço da travessia já foi estipulado em R$ 4. “Nós pedimos encarecidamente aos turistas e à população em geral que usem o barquinho para atravessar o rio, pois é muito perigoso e tem correnteza constante”, orienta o presidente da associação, Renato da Silva.
Renato também orienta que ao chegarem em qualquer praia, rio ou lagoa, os veranistas observem a sinalização e peçam orientação aos barqueiros, principalmente na Guarda do Embaú, para localizar locais seguros para um banho de mar. “Verão sem afogamento depende de todos nós”, diz Renato.
Outras situações verificadas na última temporada devem ser controladas, como a presença de motos aquáticas - os populares jet skis - no Rio da Madre e a utilização de churrasqueiras e aparelhos de som na orla da Guarda.

Bombeiros
Como as praias do Sul já começam a receber uma quantidade enorme de banhistas aos primeiros sinais de calor da primavera, o Corpo de Bombeiros já deu início aos trabalhos de observação nos principais balneários de Palhoça.
Os postos de observação nas praias da Guarda do Embaú e da Ponta do Papagaio abriram no final de semana de 12 e 13 de outubro e também no dos dias 19 e 20 e permanecerão abertos. Aos poucos, os outros postos de guarda-vidas serão abertos, assim como a permanência de profissionais nas praias durante a semana.
Este ano, os Bombeiros vão receber o reforço de cinco militares, além dos guarda-vidas civis, que estão em formação. Os Bombeiros também farão obras nos postos de observação, especialmente no da Guarda do Embaú.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg