Aluno da FMP oferece aulas de redação gratuitas

Projeto Minha Redação é voltado a ajudar a preparar estudantes para o Enem

32aa03d266157b68f947f2119df2bb43.jpeg Foto: REPRODUÇÃO

O projeto Minha Redação, idealizado pelo graduando do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) Jonathan Thiago Legovski, morador do Pachecos, vai ajudar estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da rede pública municipal ou estadual a encarar uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a de redação. O curso é online e as inscrições encerram nesta quinta-feira (6) – restam cinco vagas.

Clique aqui e faça sua inscrição!

“O projeto nasceu com o objetivo de oferecer uma compensação social pelo investimento público para com minha formação”, afirma Jonathan. “Pesou também o fato de que, mesmo em condições econômicas normais, grande parte desses alunos não teria condições de participar de algum dos famosos cursinhos pré-vestibular”, pondera.
Como a data do Enem sofreu alteração em função da pandemia do novo coronavírus (após muita polêmica, o Ministério da Educação resolveu fazer a prova em janeiro do ano que vem), Jonathan imaginou que seria importante oferecer gratuitamente um programa de monitoria de redação para os estudantes que vão fazer a exame. O projeto foi apresentado para a professora Cris Regina Gambeta Junckes, que assumiu a orientação acadêmica.

O acadêmico da FMP revela que escolheu abordar o tema "redação" porque tem um grande peso no vestibular. “Nossos alunos, em geral, possuem certa dificuldade de ordenar seus argumentos e expressá-los de modo coerente. Em sala, muitas vezes, só conseguem trabalhar as normas da língua portuguesa, sem grandes possibilidades de exercitar a escrita ou ter um acompanhamento específico indicando possíveis adequações. O programa de monitoria que estamos oferecendo é voltado especificamente para esta ferramenta: a redação”, explica o autor do projeto.

Entre os temas previstos para o estudo, estão o bloqueio da escrita, a necessidade da leitura diária e do hábito de anotações, bem como a estrutura básica de uma texto dissertativo.

Estão sendo oferecidas somente 10 vagas, devido ao acompanhamento individual que o idealizador pretende oferecer aos alunos. “Além dos encontros virtuais em grupo, serão realizados encontros individuais para analisar uma redação escrita pelo participante”, informa Jonathan.

O acadêmico diz que sempre teve apreço pelo ensino e procurou se dedicar, dentro do possível, a cada etapa de sua formação. “Quando adolescente, fui seminarista, e a vida católica, ao contrário do que alguns podem pensar, oferece um vasto campo cultural. Tendo saído do seminário, comecei a cursar Jornalismo, mas não me identifiquei. Optei, então, por Pedagogia. Pretendo, futuramente, realizar um Mestrado na área de História da Educação”, projeta.

Mais informações: jonathan.legovski@aluno.fmpsc.edu.br.

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg