Foto: ALEXANDRE JBS
Por: Willian Schütz
Mais uma vez, Palhoça começa o ano encarando a questão das enchentes. Após casos graves nos anos anteriores, diversas ações foram realizadas ao longo de 2025. Ainda assim, novas ocorrências e situações de emergência foram registradas no início de dezembro e na semana do réveillon. Desde então, equipes da Prefeitura têm intensificado ações de reparo e prevenção.
No dia 9 de dezembro, diversos bairros foram afetados pelas fortes chuvas. Houve inclusive registros de óbitos: uma família morreu quando o carro em que estava foi arrastado pela enxurrada. Diante dos fatos, foi decretada situação de emergência.
Após a tempestade, o cenário da cidade revelou danos, novos buracos nas ruas e acúmulo de entulho levado pelas águas. Assim que o sol apareceu, equipes da Prefeitura já começaram a solucionar os problemas. No entanto, há moradores que ainda apontam buracos em vias e reparos não finalizados. Exemplos foram registrados na Ponte do Imaruim, no Caminho Novo e no Aririú. Em paralelo, a Prefeitura afirma que continua atuando nesses locais.
A situação se agravou no dia 29 de dezembro, quando novos alagamentos atingiram diversos bairros. Naquela data, o Corpo de Bombeiros chegou a realizar resgates de pessoas ilhadas em Palhoça. Uma das ocorrências envolveu o resgate de uma idosa. Houve também apoio em uma residência com risco de desabamento e auxílio ao proprietário de um veículo quase submerso.
Desde a primeira ocorrência envolvendo as fortes chuvas, o poder público vem atuando. Quem está na linha de frente das ações do município é o secretário de Serviços Públicos, Gilberto Farias (Beto Farias).
De acordo com ele, “a secretaria está tomando várias ações”. “Por exemplo, estamos trabalhando na limpeza das galerias, retomando o uso de nosso maquinário pesado na limpeza de rios e valas, além do alargamento, já que tivemos muito assoreamento com essas duas chuvas fortes que atingiram o município”, pontua Beto.
“Também estamos atuando na dragagem das entradas e saídas dos rios que vão para o mar. Isso é muito importante para garantir o escoamento da água, mesmo sabendo que o nosso município hoje está ao nível do mar, o que agrava a situação”, salienta o secretário.
Segundo ele, as equipes também estão trabalhando em outros reparos que incluem limpeza, manutenção e restauração. As ações envolvem o uso de caminhão hidrojato, a limpeza das bocas de lobo e a recuperação das galerias atingidas, assim como das tubulações.
“Muito importante salientar que estamos monitorando os pontos que mais apresentam problemas no município. Fiz um levantamento, a pedido do prefeito, com detalhes desses locais e do volume de água que atinge essas ruas, para que possamos ter uma prevenção maior nessas áreas”, argumenta Beto Farias.
Programa de Prevenção
A região Sul também foi bastante atingida pelos alagamentos recentes. Por isso, o Programa de Prevenção de Enchentes concentrou atividades na Pinheira, com ações realizadas na manhã de segunda-feira (5). As equipes da administração municipal executaram uma limpeza de vala na Rua 07, com o objetivo de remover detritos e facilitar o escoamento das águas em dias de chuva.
De acordo com nota publicada pela Prefeitura, o Programa de Prevenção de Enchentes conta com “ações planejadas, organizadas e constantes, incluindo atividades como o desassoreamento de rios e a desobstrução de valas, que possibilitam à população maior segurança em casos de fortes chuvas”.
08/01/2026
08/01/2026