0adad89aac1adf1b9f31777b8e4cbc9b.jpeg Alerta: ligações clandestinas prejudicam abastecimento de água

07d66a4abff0718612170634723a3963.jpeg Polícia Civil deflagra operação contra roubo ocorrido em Palhoça e prende dois investigados

3323bdda16b24444cf8436cd26c2341b.png Café das Contadoras inspira com o tema “A Empresária por Trás do CNPJ” na CDL Palhoça

08c56ba9eab107a63ec8ba6b7b1658d5.jpeg Setembro Rubi acabou, mas a prevenção do câncer gástrico continua

5f5bde538d3524cdcff3125d06bed1d8.jpeg Família de Juarez Nahas agradece manifestações de solidariedade

3dc5c5ec10f21ba196c688abf32ddd77.jpeg Chegada do Papai Noel marca início da Campanha Natal Sensacional do ViaCatarina

a3911382946549ec4e2f0f68c7b24400.jpg Parque da Serra do Tabuleiro celebra 50 anos com programação cultural

019dae48a261e094151037ba3ca32224.jpg Banda Astronave de Papel apresenta composições lúdicas para crianças e adultos no Cine Play Day

21f11f007f6ac0fd767aa0b364e918bb.jpeg Abertura da Taça Brasil de Surf terá exibição de filme e show gratuito na Guarda do Embaú

9dbc73e94ec83b6df8aa678353d9f1d0.jpeg Palhoça celebra cultura açoriana com lançamento de livro

e8aa8e4baa1f9a9bbeb474578b98e603.jpg Guarani faz a final da Série C neste domingo (26), em Palhoça

84a32aa54c12175c2f65b457cf0207f4.png Equipe de Palhoça se destaca em competição estadual em Joaçaba

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

Coluna Policial - Edição 722

Polícia Civil investiga corrupção passiva de servidor na Prefeitura de Palhoça

84a6d5c972d783b547b57e2b9f67d4bd.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

CORRUPÇÃO NA PREFEITURA DE PALHOÇA
A Polícia Civil cumpriu na quinta-feira (9) três mandados judiciais de busca e apreensão em Palhoça. Os mandados foram expedidos em virtude de investigação para apurar crime de corrupção passiva e ativa na expedição de alvarás de construção e regularização de imóveis. A ação é das Delegacias de Combate à Corrupção (Decor) e Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro (DLav) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic).
De acordo com a investigação, pessoas físicas e jurídicas, especialmente construtoras, são suspeitas de buscar aprovações de suas construções junto a uma empresa de engenharia que tem como sócios familiares de um funcionário da Prefeitura. Segundo a Deic, na prática, a empresa seria administrada pelo servidor, que não poderia atuar na fiscalização e aprovação dos processos.
Após uma denúncia anônima em sua ouvidoria, o Ministério Público (MP) requisitou à Polícia Civil a abertura de um inquérito para investigar a informação. Foram feitas várias diligências e a investigação confirmou as informações relatadas na denúncia. O patrimônio do servidor foi considerado incompatível com a função exercida - segundo a investigação, no período investigado (com início em 2009), o servidor movimentou mais de R$ 4 milhões, e sua esposa, R$ 1,5 milhão; pagamentos eram feitos diretamente na conta do servidor, e não da empresa de engenharia, o que não é usual.
O material apreendido na quinta-feira, como celular e computador, ainda está sendo analisado. Após a análise, o delegado Jeferson Costa deve concluir o inquérito. “Quero terminar o inquérito o mais rápido possível”, diz o delegado, que acredita já ter informações suficientes para comprovar a materialidade e a autoria da prática de corrupção.
Duas pessoas serão indiciadas por corrupção passiva (quem recebe o pagamento na situação investigada), e outras 16 pessoas, por corrupção ativa (quem realiza o pagamento).


FURTO DE ENERGIA
A Polícia Civil, por meio do Setor de Investigação e Capturas da Delegacia de Polícia de Palhoça, prendeu um homem em flagrante por furto de energia, na tarde de terça-feira (14). Segundo os técnicos da Celesc, as adulterações no medidor de energia proporcionavam descontos de até 66% na conta de energia.
O alvo da operação foi um restaurante que funciona anexo a um posto de combustíveis, às margens da BR-282. Segundo o delegado Arthur Lopes, a unidade consumidora recebia energia elétrica de forma irregular – para burlar a fiscalização foi instalado um medidor de energia elétrica adulterado. O "relógio de luz" adulterado foi apreendido e será encaminhado ao Instituto Geral de Perícias (IGP).
A ação contou com o apoio de técnicos da Celesc e de perito criminal e auxiliar do IGP, que constataram as irregularidades na distribuição de energia elétrica no local. Após o procedimento administrativo da Celesc (TOI), o medidor de energia foi trocado pelo técnico. De acordo com o delegado, esta é mais uma operação que visa identificar e coibir o furto de energia elétrica em Palhoça. “Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores”, disse o delegado. 

CONTRABANDO
Policiais rodoviários federais apreenderam, na manhã de terça-feira (14), dentro de um Ford/Fiesta do Rio Grande do Sul, 112 litros de whisky e 117 litros de bebidas diversas vindas do Uruguai, sem nota fiscal e desembaraço aduaneiro (contrabando).
Os policiais realizavam fiscalização na frente da unidade operacional da PRF de Palhoça, na BR-101, sentido Norte, e deram ordem de parada ao automóvel, que não obedeceu e fugiu. Ele foi acompanhado pelos policiais rodoviários, que conseguiram abordá-lo cerca de 2 quilômetros à frente.
Segundo o motorista, as bebidas seriam vendidas na região de Blumenau, onde reside. O condutor, o carro e as bebidas foram levados e entregues na Receita Federal.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg