Durante a Festa do Divino da Enseada de Brito 2025, foi lançada oficialmente a consulta comunitária para ouvir moradores e frequentadores da região sobre a revitalização da Praça Inácio Paulo Dalri e do entorno da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. O formulário para participação da população já está disponível para preenchimento.
Por meio da consulta pública, a comunidade é convidada a compartilhar memórias, ideias e sugestões que ajudem a orientar um projeto que respeite o patrimônio histórico e valorize a vida comunitária.
A iniciativa para a revitalização é do Conselho Comunitário e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com apoio de entidades e empresas parceiras.
Entre as perguntas propostas, estão: “O que a praça representa para você?”, “O que ela pode oferecer para o futuro da nossa comunidade?” e “Quais memórias você guarda dali?”. A proposta é que o processo de revitalização seja guiado pela vontade popular, garantindo que os novos espaços se tornem ainda mais vivos, seguros e acolhedores.
Durante o lançamento da consulta, representantes do poder público estiveram presentes para esclarecer dúvidas e reforçar a importância da participação popular na definição do futuro da praça e de seu entorno. Agora, o documento segue aberto à repostas no endereço virtual: https://bit.ly/42bpe4u. “O projeto de revitalização será guiado conforme a vontade popular”, destaca a organização.
O projeto conta com apoio da Casa da Cultura Açoriana, Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) de Palhoça, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cultiva Gestão Criativa, Quintessência Arquitetura e da Smart Arquitetura.
Obras antigas
Esta não é a primeira vez que a praça passa por melhorias. Um projeto de reforma foi realizado entre 2013 e 2014, com apoio da Prefeitura. No entanto, os trabalhos passaram por impasses burocráticos, com análises do Iphan e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Patrimônio histórico
A Enseada de Brito deve seu nome ao bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto, que ali se estabeleceu em 1675, antes de partir para novas missões. A fundação oficial da freguesia da Enseada de Brito só ocorreu em 13 de maio de 1750, com a chegada dos imigrantes açorianos e a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
Sobre a praça
Registros apontam que a atualmente chamada Praça Inácio Paulo Dalri existe desde 1710 e foi tombada pelo Patrimônio Histórico por ser a única em Santa Catarina que ainda conserva as medidas originais utilizadas pelos portugueses para a prática do comércio.