Jogar restos de comida na tubulação, descartar objetos no vaso sanitário, descartar óleo na pia, deixar a sujeira acumulada no sifão, deixar os fios de cabelo descerem pelo ralo e interligação irregular. Quem já teve problemas com esgoto entupido sabe a dor de cabeça que ele traz. De acordo com a Águas de Palhoça, é preciso estar atento a estes hábitos, pois é possível que alguns deles sejam a causa do entupimento no seu esgoto.
Mesmo fazendo uma limpeza inicial, restos de alimentos podem cair no ralo. Por isso, é importante colocar protetores que vão conter esses resíduos. Um simples ralinho de pia já resolve o problema. Mas atenção: o uso de trituradores de alimentos não é indicado, pois eles permitem a sua passagem, mesmo que com tamanho menor, o que pode agravar o problema.
Algumas pessoas ainda têm o hábito de descartar objetos, como papel higiênico, absorventes menstruais, fraldas, fio dental e até preservativos no vaso sanitário. O encanamento das residências não é preparado para receber esse tipo de material, o que pode causar sérios problemas.
O lugar de todos esses itens — inclusive do papel higiênico, que também não deve ser descartado no vaso sanitário — é no lixinho do banheiro. As tubulações de esgoto no Brasil não são projetadas para receber itens sólidos e todos esses itens contribuem para o entupimento e até o rompimento delas. Por isso, fique atento ao descarte correto desses materiais.
15/09/2025
12/09/2025