Em evento realizado na noite desta segunda-feira (1), no Shopping ViaCatarina, o Guarani de Palhoça apresentou oficialmente a comissão técnica e o elenco profissional que vai disputar a Série C do Campeonato Catarinense, além de promover o lançamento dos novos uniformes do time. O clube também aproveitou a solenidade para oficializar a assinatura de uma parceria com o São Paulo.
"Nós vamos utilizar as metodologias de trabalho do São Paulo nas nossas categorias de base. Teremos uma interação entre os profissionais que trabalham na formação de atletas nos dois clubes, capacitando os nossos profissionais. Vai ser um intercâmbio muito interessante", afirma o presidente da SERC Guarani e coordenador técnico da equipe profissional, Amaro Junior.
Amaro explica que, a partir de agora, a prioridade de captação de atleta nas categorias de base do Guarani, que terá equipes sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, é do São Paulo. Então, todo atleta em destaque na base será direcionado para a equipe paulista. "Isso vai ser muito importante, porque hoje nós buscamos a 'matéria prima', lapidamos e às vezes temos dificuldade no 'passo final', que é colocar o atleta no mercado", analisa Amaro. "Espero que tenhamos êxito, que seja uma longa parceria e que a gente possa proporcionar aos atletas aqui de Palhoça e da região a oportunidade de realizar o sonho de ser um atleta profissional no futebol", finaliza Amaro Junior.
Série C
Enquanto alinha o futuro das categorias de base, o Guarani de Palhoça também está focado no elenco profissional, que encara a Série C do Campeonato Catarinense a partir deste domingo (7). O time comandado pelo técnico Fabrício Cunha estreia em Jaraguá do Sul, diante do Jaraguá. O jogo começa às 15h, no Estádio João Marcatto.
O elenco foi montado com jovens jogadores da região da Grande Florianópolis - até porque a Série C do Catarinense é, fundamentalmente, um campeonato sub-23, ou seja, para jogadores com até 23 anos de idade.
Além do Jaraguá, o Guarani também vai enfrentar o Imbituba. As três equipes lutam por duas vagas na Série B de 2026. Os times se enfrentam em turno e returno, com alternância do mando de campo, e as duas equipes que terminarem a etapa classificatória com maior número de pontos fazem a final da competição, além de comemorarem o acesso à segunda divisão.
Quadra sintética
Durante a cerimônia, também foi feita a assinatura da ordem de serviço para a construção de uma quadra de grama sintética dentro do completo do Estádio Renato Silveira, no Centro de Palhoça, em ato que contou com a presença do prefeito Eduardo Freccia. A obra deve iniciar ainda em setembro. "A quadra sintética vai trazer qualidade e segurança, porque a gente consegue trabalhar com tranquilidade, principalmente nesta época chuvosa, quando não conseguimos usar a grama natural. Então, vamos ter uma alternativa dentro do próprio estádio, isso significa economia de transporte, segurança e também ganhamos na logística interna, seja de rouparia, seja de treino, de material e de planejamento", avalia Amaro Junior. "Vamos ganhar muito com a construção dessa quadra, que vai atender tanto o alto rendimento quanto a comunidade de uma forma geral, que é a parte social que o Guarani costuma fazer", finaliza o dirigente.