O debate sobre mobilidade urbana em Palhoça ganhou um novo capítulo a partir da iniciativa de um morador da Ponte do Imaruim. Cláudio Silva decidiu, por conta própria, propor uma reflexão sobre os gargalos do trânsito no município e apresentou uma sugestão ousada: a construção de uma beira-mar ligando a região da Ponte do Imaruim ao Sul da cidade.
Inspirado pelo exemplo da vizinha São José, que já prepara obras para a futura beira-mar de Barreiros, e pelo exemplo de Guaratura (PR), Cláudio reuniu argumentos e buscou apoio de colaboradores que trabalham com inteligência artificial. Com essa parceria, foi desenvolvida uma maquete digital em movimento, que mostra como seria a implantação do projeto em Palhoça.
Segundo ele, a mobilidade no entorno da região central é um dos principais entraves para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é a de que, com o aumento no número de veículos nos próximos anos, o trânsito local se torne “totalmente inviabilizado”. Para Cláudio, a ideia da beira-mar poderia abrir novas possibilidades de integração viária. “Não há uma integração dos bairros da cidade sem o uso da BR-101, e uma beira-mar nessa região serviria para integrar os bairros, levando maior desenvolvimento”, afirma.
A preocupação ambiental também foi incluída na proposta. Cláudio ressalta que a via teria parte de sua estrutura suspensa, respeitando o fluxo natural do mar no manguezal. Ele acredita que a obra poderia se tornar uma oportunidade de valorização da natureza local. “Além de aliviar o trânsito, a nova via permitiria que os palhocenses conhecessem melhor os ecossistemas de mangue, transformando-se em um ponto turístico de destaque”, argumenta.
Apesar de ainda não contar com termos técnicos detalhados, Cláudio faz questão de frisar que sua proposta é uma sugestão inicial. O objetivo, segundo ele, é estimular o debate público. “Se não começarmos a debater, a chamar a população para essa conversa, ficaremos muito tempo atrasados. É sabido que uma obra dessa monta precisa de uma boa construção, de autorizações ambientais e também de uma união entre os poderes municipal, estadual e até federal”, conclui.
04/09/2025
04/09/2025
02/09/2025