Despertar o olhar empreendedor nos jovens ainda no ensino médio e mostrar que o mundo dos negócios também pode ser uma opção de futuro. É o objetivo do Geração Empreendedora, programa gratuito promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em parceria com as associações empresariais de cada município.
Voltado a alunos do 2º ano do ensino médio, o projeto cria um ambiente de aprendizado prático, onde os participantes passam por todas as etapas de criação de um negócio real.
Com metodologia desenvolvida pela própria Facisc, o programa é dividido em três fases: local, regional e estadual. As atividades na etapa local aconteceram ao longo de quatro sábados consecutivos no mês de agosto, com encontros dinâmicos e interativos na sede da Acip.
Aprendizado prático
O conteúdo do programa vai muito além do básico. Nos encontros, os jovens exploraram temas como: autoconhecimento e análise SWOT (entender a si mesmo antes de empreender); associativismo, inovação, sustentabilidade, marketing e vendas (compreender o ecossistema empresarial e como gerar desejo em torno de um produto); gestão de negócios (definição de custos fixos, variáveis, lucro e estruturação da empresa); oratória e pitch de apresentação (como se comunicar de forma clara e vender uma ideia com impacto); apresentação final para a banca local, com avaliação e feedback de empresários experientes.
O grupo formado por seis alunas participou de todos os encontros e surpreendeu positivamente a banca com uma proposta de negócio voltada à moda feminina sustentável e inclusiva. A ideia é desenvolver roupas adaptáveis a diferentes corpos e estilos, com foco em peças versáteis que possam ser reutilizadas em vários looks. “Tivemos palestras maravilhosas, com profissionais muito bem preparados. Conhecimento é sempre importante e acrescentou muito para minha vida”, revelou Lavínia Calze, de 16 anos, estudante do Colégio Adventista de Palhoça.
O grupo foi classificado para a banca regional, que será realizada no dia 15 de setembro. Caso se destaquem novamente, as meninas seguem para a etapa estadual, ainda sem data definida. Em cada uma das etapas, os jovens recebem certificados de participação, o que valoriza ainda mais o processo.
“Ver o desenvolvimento dos participantes e perceber o impacto que uma associação empresarial pode causar quando se envolve diretamente nesse tipo de formação é muito significativo. Os pais das participantes chegaram a comentar que gostariam de ter tido um treinamento como esse. Isso mostra o quanto fará diferença na forma como essas jovens irão se posicionar no futuro”, afirmou Tati Gauloski, multiplicadora do GE na Associação Empresarial de Palhoça (Acip).
Próxima edição
A próxima edição do Geração Empreendedora começa no ano que vem. As escolas – públicas e privadas – que tiverem interesse que seus alunos do segundo ano do ensino médio tenham essa oportunidade já podem entrar em contato com a Acip. O programa é completamente gratuito.
Para o empresário Leandro da Rosa, que fez parte da banca, iniciativas como o Geração Empreendedora reforçam o papel da Acip como ponte entre educação, inovação e o mundo empresarial – e mostram que empreender pode, sim, ser um caminho desde cedo.
04/09/2025
04/09/2025
04/09/2025
02/09/2025