Entre a cruz e a espada
As manifestações desta semana nos bairros Brejaru e Frei Damião, contra supostos abusos policiais, acenderam o debate sobre segurança pública em Palhoça. Mas moradores chamam a atenção para outro problema igualmente grave: o aumento expressivo de pessoas em situação de rua nos terrenos próximos ao aeroclube. Com esse cenário, relatos de furtos em residências se multiplicam e até uma creche teria sido alvo de criminosos. A revolta cresce e a sensação é a de que a comunidade segue refém da criminalidade.
Não tô nem aí
Achei estranho que, na sessão da Câmara Municipal da última segunda-feira (15), nenhum vereador tenha se manifestado sobre o grave conflito entre manifestantes do Brejaru e a Polícia Militar. O ato de protesto me pareceu ter fugido do controle de nossas autoridades, pois foram feitas barricadas e membros daquela comunidade colocaram fogo em pneus e em outros materiais inflamáveis, acontecendo no local o maior corre-corre. Será que o assunto não é de interesse de nossos nobres edis?
Ocupações e manifestos
Tramita na Câmara projeto de lei, de autoria do vereador Alexandre de Sousa, que tem por finalidade vedar a destinação de recursos públicos municipais a entidades, grupos ou organizações que promovam ou incentivem a prática de ocupação ilegal de propriedades no município. De acordo com o vereador, o projeto busca soluções para evitar novas invasões e regularizar áreas já ocupadas. “É uma tarefa desafiadora devido ao crescimento populacional descontrolado e à pressão por moradia”, diz.
Para o vereador Jean Negão, que se manifestou sobre o assunto, a prática de ocupações ilegais vem acontecendo principalmente na Baixada do Maciambu, onde, segundo ele, a atuação de grileiros vem infernizando a vida de famílias que adquiriram legalmente seu pedacinho de terra, mas que é comum essas famílias terem que recorrer à Justiça para terem seus direitos respeitados.
Merecida homenagem
O vereador Pepê foi o autor do projeto de lei que vai dar o nome do nosso amigo João José da Rosa, o Neno da Casan (in memorian), à ponte sobre o rio Pilões, que será construída na divisa entre Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, numa parceria entre as prefeituras dos dois municípios e o Governo do Estado. De parabéns o vereador pela lembrança e a homenagem a tão querido cidadão, que muito fez pela região do Alto Aririú, Morro dos Quadros, Sul do Rio, entre outros.
Justiça com as próprias mãos
Um vídeo que viralizou nesta semana escancara como as redes sociais, muitas vezes alimentadas por perfis que se auto intitulam “jornalistas” mas agem mais como panfletários em busca de cliques, podem expor realidades complexas de forma apressada. Nas imagens, um jovem de roupa social foge de um motociclista que o acusa de tentativa de roubo. Depois, o rapaz aparece na calçada, machucado, cercado por pessoas que o julgam ali mesmo, como se fosse um “mini tribunal do crime”. A tensão aumenta quando ele admite ser do Pará. O episódio reúne em um só recorte temas que desafiam Palhoça: criminalidade, avanço das facções, xenofobia e o grande fluxo migratório de moradores de outros estados. Já repetimos aqui e reforçamos: pessoas de bem sempre serão bem-vindas em nosso município. Crime é crime em qualquer estado e precisa ser punido - mas pelas autoridades policiais e judiciárias.
Hospital de Palhoça
As obras do Hospital Regional de Palhoça continuam em ritmo acelerado e já dá pra dizer e acreditar que realmente já saiu do papel e vai passar a ser uma realidade num futuro próximo. Por falar em melhorias na saúde, o prefeito Eduardo Freccia anunciou nesta semana a construção mais duas unidades básicas de saúde: uma no Brejaru e outra no Bela Vista.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE uma jogada de mestre da deputada federal Caroline de Toni (PL/SC) salvou a “pátria” do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), aquele que justamente está nos EUA, trabalhando contra a pátria, junto ao “Laranja”. Caroline de Toni renunciou ao cargo de líder da minoria, para que o colega assumisse o cargo e assim fuja das faltas e não seja cassado. Mesmo assim, quem vai responder pela liderança será ela, já que continuou como vice-líder da minoria. Esse é o Brasil que queremos, dona deputada e pré-candidata ao Senado? Parece até cena da novela “Vale Tudo”!
QUE é um absurdo um morador da Baixada do Maciambu ter que pagar R$ 15 para usar o transporte coletivo na linha daquela região até o Centro de Palhoça. O assunto foi debatido na Câmara de Vereadores nesta semana.
QUE pelo andar da carruagem, o vereador carioca Carlos Bolsonaro será mesmo candidato a senador por Santa Catarina nas próximas eleições. Quem vai perder com isso? Esperidião Amin ou Caroline de Toni? Quem sabe os dois percam, né?!
QUE enquanto todo mundo simula brigas na televisão ou nas ruas, só tem uma coisa que pode unir bolsonaristas e lulistas, a extrema direita e a extrema esquerda no Congresso Nacional: a impunidade. Neste quesito, está todo mundo abraçado, unido com o mesmo propósito: o de levar vantagem em tudo! Seria hilário, se não fosse falta de vergonha na cara da nossa classe política!
Publicado em 18/09/2025 - por Joao Jose da Silva