Foto: ARTE
Nesta primeira quinzena de novembro, a Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação estará com uma programação em espaços de cultura e educação da Grande Florianópolis. Idealizada pela produtora Contraponto, a iniciativa descentraliza a cultura audiovisual da região, levando filmes e debates a municípios do entorno da capital. Todas as atividades são gratuitas.
A agenda de eventos começa no nesta terça-feira (4) e segue nos dias 5, 11, 13 e 14 de novembro em espaços culturais e educacionais de São Pedro de Alcântara. A programação inclui sessões gratuitas, debates, oficinas e o Seminário EducaDoc, realizado em parceria com o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (Nica) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além das ações locais, haverá itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos, ampliando o alcance da Mostra para escolas e comunidades da região.
A programação reúne curtas-metragens brasileiros que retratam o país em suas múltiplas dimensões – social, ambiental e cultural, abordando temas como direitos humanos, justiça social, patrimônio imaterial, agroecologia, meio ambiente e memória coletiva.
O Seminário EducaDoc, principal atividade formativa, contará com nomes de destaque na educação e na pesquisa em cinema: Gilka Girardello, Monica Fantin – professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, coordenadoras do Nica e José Douglas Alves dos Santos, Doutor em Educação e estudioso do cinema, que discutirão o papel da linguagem audiovisual na formação docente e nas práticas pedagógicas contemporâneas. Voltado a educadoras e educadores da rede pública, o seminário busca aproximar o cinema da sala de aula, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a imaginação como potências educativas.
Para promover a inclusão, a Mostra CurtaDoc realizará uma sessão acessível no dia 11 de novembro na Associação Catarinense para a Integração do Cego (Acic), em Florianópolis, com audiodescrição ao vivo.
Já o encerramento, marcado para 14 de novembro, contará com premiação dos filmes e apresentação musical aberta à comunidade de São Pedro de Alcântara.
“Os documentários brasileiros revelam a riqueza e a diversidade do nosso país, das lutas sociais às expressões da natureza. São obras que nos conectam com o meio ambiente, a cultura popular e os direitos humanos. Trazer esses filmes para o interior é também fortalecer a identidade cultural e estimular o pertencimento”, completa Lícia Brancher, idealizadora e coordenadora da Mostra CurtaDoc.
O projeto é realizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo/2023, com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio também surge através das prefeituras e Secretarias Municipais de Educação de São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina. A realização é da Contraponto, uma vez que a produtora audiovisual já tem mais de 20 anos de atuação em Florianópolis.
Programação em São Pedro de Alcântara
O Seminário EducaDoc será no auditório da Câmara de Vereadores de São Pedro de Alcântara, localizado na Praça Leopoldo Kretzer, 1. O tema será "O cinema-documentário na educação: arte, cultura e memória na formação docente".
Na terça-feira (4), o evento terá a primeira atividade das 9 às 11h: Conversa com Gilka Girardello. Das 11h30 às 12h15 haverá a sessão inaugural Mostra CurtaDoc, com cinco curtas brasileiros. Por fim, das 14 às 17h, a oficina “Pensar o cinema como um modo de acesso ao mundo, um olhar que aprende a ver” com José Douglas Alves dos Santos.
Quarta-feira (5) começará com a Conversa com Monica Fantin, das 9 às 11h, e seguirá com: Sessão Mostra CurtaDoc, das 11h30 às 12h15 e oficina "EducaDoc", com José Douglas Alves dos Santos, das 14 às 17h.
Itinerância: sessões para escolas
A primeira itinerância do projeto será em Águas Mornas, no Auditório da Câmara de Vereadores. A sessão ocorrerá na quarta-feira (5), das 8h30 às 9h50.
A programação continuará na semana que vem. Na segunda-feira (10), das 13h30 às 17h30, será realizada a Mostra CurtaDoc – Comunidade, com sessão para grupo de mães em São Pedro de Alcântara.
Na terça-feira (11), das 14h às 16h, acontece a Sessão Acessível no auditório da Acic, com exibição de cinco curtas, sendo dois com audiodescrição ao vivo. E na quarta-feira (12), das 13h30 às 17h30, haverá nova sessão da Mostra CurtaDoc – Comunidade, desta vez voltada ao grupo de idosos.
Na quinta-feira (13), em Santo Amaro da Imperatriz, as atividades ocorrem das 8h às 9h20 e das 10h às 11h20. No mesmo dia, das 8h30 às 11h30, em São Pedro de Alcântara, acontece a sessão da Mostra CurtaDoc – Comunidade para professoras(es) e estudantes.
Já na sexta-feira (14), em Antônio Carlos, haverá atividade das 8h às 9h20. Ainda na sexta, das 13h30 às 17h30, será realizada mais uma sessão da Mostra CurtaDoc – Comunidade para professores e estudantes. Por fim, o encerramento será das 19h às 21h, no auditório da Câmara de Vereadores, com cerimônia de premiação, exibição dos filmes premiados e apresentação musical.
30/10/2025
24/10/2025
23/10/2025
23/10/2025