Nesta manhã desta quinta-feira (14), uma operação conjunta reuniu a Polícia Militar Ambiental (PMA), a Prefeitura Municipal de Palhoça, a Fundação Cambirela do Meio Ambiente (Fcam) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), no sul de Palhoça. Segundo a PMA, a ação teve foco na retirada de obras descritas como “irregulares” localizadas na área de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (Paest).
De acordo com as autoridades, a área em questão fica nos arredores da unidade de conservação ambiental. Esse perímetro, segundo a PMA, “é fundamental para garantir a integridade do parque, funcionando como uma espécie de ‘cinturão de segurança’ que protege sua biodiversidade”, destaca em nota.
A PMA também destaca que a construção de obras sem licença nessas regiões pode representar uma ameaça aos ecossistemas, podendo causar desmatamento, poluição de rios e a fragmentação de habitats.
Vale lembrar que o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina e ocupa cerca de um por cento do território do estado. O parque foi criado em 1975, com o intuito de proteger a biodiversidade da região, assim como os mananciais hídricos que abastecem as cidades catarinenses. A unidade é administrada pelo IMA, com o apoio estadual.
14/08/2025
14/08/2025