Foto: DIVULGAÇÃO
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do Bope e do 16ºBPM, em ação integrada com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), através da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), realizaram levantamentos que culminaram na decretação de 50 mandados de busca e apreensão e de quatro mandados de prisão preventiva, cumpridos na manhã desta segunda-feira (24).
Já foram realizadas prisões, entre cumprimento de mandados de prisão e flagrantes decorrentes das ações de campo. As equipes também apreenderam materiais ilícitos, incluindo: duas armas, dentre elas um fuzil calibre 5,56x45mm; mais de 10 quiulos de drogas (maconha e cocaína); motocicleta com registro de furto/roubo; rádios comunicadores e outros equipamentos eletrônicos; dinheiro, documentos e outros elementos vinculados à atuação do grupo criminoso investigado.
Os itens apreendidos serão encaminhados para análise técnico-pericial, reforçando o conjunto probatório reunido ao longo da investigação.
A operação Free Way tem como foco a repressão aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas práticas vinham ocorrendo de forma intensa em áreas residenciais de Palhoça, incluindo proximidade de escolas e presença frequente de crianças expostas à rotina criminosa.
Com o emprego aproximado de 320 policiais militares, as ações são executadas simultaneamente em diversos pontos da Grande Florianópolis, garantindo efetividade e continuidade ao trabalho iniciado na madrugada.
A operação Free Way leva esse nome em razão do objetivo principal de livrar o bairro, que fica localizado em Palhoça, do domínio do tráfico de drogas.