Foto: DIVULGAÇÃO
O compromisso da Aegea com a equidade racial e de gênero esteve no centro das atenções em Palhoça em dois eventos ligados ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A advogada Luana Monteiro, coordenadora do comitê local do programa Respeito Dá o Tom, do Instituto Aegea em Santa Catarina, representou uma das iniciativas corporativas mais reconhecidas no país na promoção da diversidade.
A profissional levou ao público dos eventos “Palhoça Também é Negra” e III Seminário Falas Negras informações sobre os avanços, metas e impactos do programa, ampliando o debate sobre inclusão e responsabilidade social nas empresas.
Nos encontros, Luana apresentou como o Respeito Dá o Tom, criado em 2017, tem se consolidado como um programa estruturante de diversidade e igualdade racial dentro da Aegea, em Santa Catarina representada pelas concessionárias Águas de Palhoça, Águas de São Francisco do Sul, Águas de Penha, Águas de Camboriú e Águas de Bombinhas, com foco em refletir a demografia brasileira em seu quadro de colaboradores. Ela explicou os três pilares que sustentam o projeto: Empregabilidade, voltado à geração de oportunidades; Desenvolvimento, que oferece cursos e trilhas de capacitação; e Relacionamento, responsável por ações de sensibilização e parcerias que fortalecem o diálogo sobre raça tanto interna quanto externamente.
Os resultados alcançados até aqui reforçam a efetividade da iniciativa: atualmente, 63% dos colaboradores da Aegea se autodeclaram pretos ou pardos, e 19% já ocupam cargos de liderança. Em Santa Catarina, por exemplo, a empresa é gerida por duas executivas – a presidente da AEGEA SC, Reginalva Mureb e a diretora executiva Maraísa Mendonça – auto declaradas pardas.
Para os próximos anos, o programa mira metas ainda mais significativas: até 2030, a empresa pretende alcançar 27% de líderes negros e ampliar a participação de mulheres na liderança de 32% para 45%. A Aegea foi pioneira ao atrelar suas metas de diversidade racial à emissão de Sustainability-Linked Bonds (SLB), reforçando que responsabilidade social e gestão corporativa caminham juntas. “Queremos que iniciativas como a do Instituto Aegea siga como referência em inclusão e equidade dentro do ambiente corporativo, contribuindo para fortalecer o debate sobre a representatividade negra e o compromisso coletivo na luta antirracista”, declarou.
18/11/2025
07/11/2025
06/11/2025
06/11/2025