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Aprender brincando faz bem à saúde física e mental das crianças em idade pré-escolar. É o que confirmam os dados computados pelo “Mundo Passaritoss”, estúdio em Palhoça que já atendeu cerca de 200 alunos nos últimos dois anos. No ano passado, a iniciativa resultou em um relatório sobre o desenvolvimento dessas crianças. O levantamento foi feito novamente em 2025 e o novo estudo será concluído dentro de poucas semanas. A expectativa é de resultados positivos.
A metodologia foi aplicada em um espaço lúdico e colorido. O estúdio é cenário de atividades que convidam a criançada a reimaginar o cotidiano, assim como a movimentar corpo e mente. Esse local de diversão e aprendizado fica no bairro Aririú da Formiga, em Palhoça, anexo ao Centro de Educação Infantil (CEI) Formiguinhas.
Nesse ambiente criativo, as crianças do CEI participam de aulas que trazem aventuras, com segurança e olhar especializado. Além das lições educativas, a meninada aprende escalada, atletismo, exercícios de equilíbrio e muito mais. Tudo isso, ministrado pelo educador Jean Garcia dos Santos, sempre acompanhado de uma professora.
Ao longo dos meses, diversos testes são aplicados aos alunos atendidos. Os resultados embasam os relatórios do projeto. E, após dois anos letivos, o Mundo Passaritoss está prestes a apresentar aos pais dados inéditos sobre o desenvolvimento físico e psicomotor dessas crianças.
O documento de 2025 teve duas coletas de dados. Agora, ele está na fase final de preparação. Segundo o professor Jean Garcia, “o estudo traz um panorama importante da saúde e neuroplasticidade na primeira infância, com dados coletados ao longo das aulas”, argumenta.
A iniciativa
O estúdio “Mundo Passaritoss” surgiu como uma iniciativa da Guarani Sport, empresa com mais de 25 anos no mercado educacional e idealizadora de vários projetos como o “Programa Cultivar”, a “Turma do Júnior” e o “Projeto Escola do Movimento”.
O local foi concebido como um espaço que convida as crianças a dar asas à imaginação, com lições educativas e brincadeiras criativas. Essas aulas foram pensadas pela equipe da Guarani Sport: incluindo os professores Denise Paludo, Manoel Vieira, Benhur Sperotto, Marcos Antonio Fari Júnior e Djeniffer Vasques; o engenheiro mecânico Greg Luiz; a gerente editorial Joana Vicente; o economista Marcos Fernando Luiz, além da coordenação em psicomotricidade de uma consultoria especializada.
Quem aplica essas atividades ao ministrar as aulas na Mundo Passaritoss é o professor Jean Garcia dos Santos. Ele é um educador físico, especialista em psicomotricidade e registrado no Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref/SC).
Jean tem mais de dez anos de experiência em educação infantil e é também ex-técnico de handebol, é a peça-chave na aplicação da metodologia do estúdio. Ele ajudou a pensar esse espaço de aprendizado e diversão. Todo esse esforço vem dando resultado: os relatórios apresentam indicativos positivos a cada nova pesquisa.
Metodologia assertiva
A metodologia de ensino utilizada no “Mundo Passaritoss” é estruturada por faixas etárias e dividida em três unidades temáticas, com um protocolo de intervenção específico para cada grupo. Esse trabalho resulta em diferentes indicativos de evolução, de acordo com as idades dos alunos.
Para crianças de 2 a 4 anos, o foco principal é a “Estimulação Neuropsicomotora”, com temas como Tônus, Equilíbrio e Sentidos. Já para crianças de 5 e 6 anos, a metodologia é a Estimulação Psicomotora e o Pré-desportivo 1, visando ampliar o repertório motor e as habilidades básicas.
A intervenção para crianças de 7 e 8 anos utiliza o Pré-desportivo II, que busca ampliar o repertório associado nos esportes individuais e coletivos. Por fim, crianças de 9 a 12 anos trabalham a Iniciação Esportiva Universal, com a Prática Esportiva sendo o tema central.
O estúdio foca em crianças de 2 a 12 anos, período crítico para o desenvolvimento. O professor Jean enfatiza a importância de trabalhar com crianças neurodivergentes. Ele destaca a evolução dos alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Esse cuidado com as crianças neurodivergentes é super importante e ajuda elas a experimentar o mundo do jeito delas: mexendo com os sentidos e se movimentando", explica.
Resultados do relatório
Para o relatório de 2024, foram avaliadas 74 crianças. Com elas, o projeto realizou 96 intervenções pedagógicas no CEI e 320 aulas no Mundo Passaritoss. Para crianças de 2 a 3 anos, foram avaliados: peso, altura e Índice de Massa Corporal (IMC); já para as de quatro a cinco anos, a análise se concentrou em IMC e Bateria Psicomotora (BPM).
O relatório apontou avanços importantes. No BPM, o perfil “Bom” (22 a 18 pontos) subiu de 1 para 12 crianças; o nível “Normal” (17 a 12 pontos) teve 8 dos 16 alunos evoluindo para “Bom”; e o “Dispráxico” (11 a 9 pontos) reduziu de 2 para 1. As avaliações de IMC também melhoraram: entre as crianças de três anos, os casos em nível de atenção caíram de 5 para 2; já entre as 34 crianças de cinco anos, os casos reduziram de 5 para 3.
As famílias confirmaram os resultados. “Criatividade” (68,12%) e “Afetividade” (63,77%) tiveram os maiores índices de “Melhorou Muito”. Até o “Equilíbrio”, o aspecto com menor percentual, registrou alta expressiva: 42,03%. A expectativa é repetir esses bons resultados em 2025.