Foto: MARCIO DAVID/CBSURF/DIVULGAÇÃO
Além de obter uma nota que a colocou como tetracampeã catarinense, a surfista olímpica palhocense Tainá Hinckel conquistou o primeiro lugar no São Chico Surf Festival, evento sediado na Ilha de São Francisco do Sul. A conquista do troféu ocorreu na tarde desta quarta-feira (26).
As conquistas começaram na terça-feira (25), quando Tainá abriu a competição feminina após as oito baterias da rodada inicial masculina. Na medida em que as condições do mar foram melhorando, ela emplacou manobras em ondas mais longas.
Um destaque foi em uma série de pancadas de backside, que renderam 8,17 pontos. Tainá somou essa nota com a 6,17 da onda anterior e totalizou 14,34 pontos. A disputa foi diante das surfistas Ana Luiza Romão, Maya Reis e Kyara Antunes.
Esse resultado não só garantiu o título estadual, mas também classificou Tainá para a final desta quarta-feira. Além dela, também chegaram ao último dia de competição: Luiza Rosa Teixeira, Valentina Zanoni, Kaylane Antunes, Kauanny de Souza, Ana Luiza Romão, Maria Autuori e Maya Carpinelli.
Elas se dividiram em duas baterias, com as quatro melhores se encarando na final. O resultado dessa disputa foi a vitória dupla de Tainá Hinckel. Com isso, ela levou para casa o troféu do São Chico Surf Festival junto com o título de campeã catarinense.
“Foi uma grande honra. Fico feliz por fechar o ano com chave de ouro, com essa vitória. Esse foi meu último compromisso de 2025 e agora eu vou para minhas férias com a cabeça tranquila", disse Tainá à Federação Catarinense de Surf, logo após deixar o mar.
Histórico
A Federação Catarinense de Surf incluiu a categoria feminina no Circuito Estadual Profissional em 2021 e a surfista olímpica da Guarda do Embaú, já emplacou um tricampeonato consecutivo.
No ano passado, outra surfista da Guarda do Embaú, a jovem Maria Autuori, quebrou essa série festejando seu primeiro título no São Chico Surf Festival.
Agora, em 2025, Tainá volta ao topo do ranking catarinense profissional.
Circuito Profissional
O Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf é o mais rico do Brasil, único que oferece uma premiação de R$ 50 mil em cada etapa, dividida nas categorias masculina e feminina. O São Chico Surf Festival está promovendo três eventos consecutivos esse ano. O primeiro foi a segunda etapa do Oceano Surf Talentos, válido pelo Circuito Catarinense de Base, que aconteceu no sábado e domingo. O segundo é a última etapa do Circuito Catarinense Profissional, que tem prazo até quinta-feira, mas pode terminar nesta quarta-feira. E no próximo fim de semana, rola uma etapa do Catarinense de Bodyboard Pro.
O São Chico Surf Festival fecha o Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf em 2025, com patrocínios da Atletis, da Prefeitura de São Francisco do Sul através da Secretaria Municipal de Esportes e do Governo Estadual de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com suporte da Associação de Surf da Prainha (ASP).
Esta terceira e última etapa oferece uma premiação de R$ 50 mil para as categorias masculina e feminina, com as mulheres recebendo valor igual ao dos homens nas mesmas posições. O evento é transmitido ao vivo pelo canal Poffo Sports no YouTube.
14/11/2025
31/10/2025
23/10/2025