348fb0db7cc2e71c5528e855238e6a78.jpeg Águas de Palhoça revitaliza estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Madri

dbdbff5b3a0cc5676104c7151df10e52.png Capivaras: MP cobra ações para controle de carrapatos no Lago da Pedra Branca

ad01584f9b0fbd222db5f238bbba3dbc.jpg Regional da Grande Florianópolis promove integração entre presidentes

f32e2f350a35a64ec90dc89edfead7c9.jpeg Força-tarefa descobre galpões com fios de cobre e 200 hidrômetros que teriam sido furtados

3465cb03677ec9c5346a82f90f96735b.jpeg Criança é resgatada após afogamento, na Guarda do Embaú

7555e672f40300d7639250d3e56d73fa.png Cineclube do CEU retoma atividades com mostra de filmes com Fernanda Torres

ea94598978aa913f40f763862e196cdd.jpg Artista plástica de Palhoça é finalista em concurso nacional de ilustração

63825190fbc56186f0ce9570040085fc.jpeg Inscrições abertas para os cursos culturais no Casarão da Enseada

ec8be5fd4e8c027fb6adac3ed4c31753.jpeg Banda Theatro dos Bonecos realiza show beneficente em prol de adolescente com câncer

77ab82903a9eec5b5926cacc6c157f7c.jpeg Carnaval 2025: Nação Guarani divulga ensaios e preparativos para o Desfile das Escolas de Samba

faea78630f95b3b85b43ef20432a3033.png Surfe: documentário relembra temporada histórica de Ricardinho no Havaí

5b7963c4cf1af37ec5a98a9696fb6d6e.jpeg Beach Tennis Pinheira tem número recorde de inscritos

e0490d47f9b0f1997a866b095e008de2.jpeg Programação esportiva movimenta o verão nos balneários de Palhoça

61890230384c4c3fb83ab638c48177cf.png Dia Municipal do Surf é celebrado com tributo ao surfista Ricardinho, na Guarda do Embaú

Deficiente visual cria guia para páginas na web

Ex-aluno da Unisul desenvolveu projeto de inclusão e acessibilidade para programadores

68c78803c205749c2060605d535394a9.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Apaixonado por tecnologia desde a adolescência, aos 22 anos, Gustavo Farias Medeiros se formou no curso de Sistemas de Informação no campus da Unisul na Pedra Branca e fez de suas experiências combustível para desenvolver um projeto de inclusão e acessibilidade para programadores. Um projeto de impacto social, que tem como objetivo auxiliar pessoas cegas ou com algum grau de deficiência visual que atuem na área de tecnologia.

Medeiros percebeu que poderia colaborar com outras pessoas cegas que enfrentam problemas para ingressar no mercado de trabalho no segmento de tecnologia. Usando as próprias experiências profissionais e de vida, o profissional decidiu que seu trabalho de conclusão de curso seria um guia de acessibilidade em páginas da internet, com foco em pessoas com deficiência visual. “A escolha pelo tema acessibilidade para minha conclusão de curso reflete bem o que eu vivo dia a dia, e eu, como uma pessoa cega, entendo as dificuldades e sei quais são as barreiras vividas, principalmente na internet. Eu percebi o quanto precisamos evoluir nesse aspecto e a minha ideia é mostrar como as empresas precisam pensar na importância da inclusão. É preciso inserir mais a sociedade e trazer essa questão da acessibilidade na tecnologia para a pauta”, reforça.

O projeto tem como objetivo orientar quem pretende atuar como desenvolvedor de páginas de internet, oferecendo diretrizes e recomendações. Foi desenvolvido com base em uma pesquisa-questionário que o analista criou e por meio da qual conseguiu compilar os reais desafios e necessidades enfrentados por pessoas cegas no ambiente virtual. “Realizei uma pesquisa focada em entender os problemas enfrentados pelo meu público-alvo e procurei entender quais eram as habilidades e quais as melhorias que eram sugeridas. Tive mais de 50 respostas, o engajamento foi bem positivo e fiquei muito satisfeito”, comenta Medeiros. “Outro ponto importante foi a validação do guia, feita com profissionais de desenvolvimento de software, professores de computação e com pessoas cegas, que responderam perguntas sobre a estrutura do guia. Isso me deu muita segurança do que estava fazendo”, conclui.

Deficiente visual desde que nasceu, o analista conta que sua trajetória acadêmica desde a escola nunca foi fácil, principalmente pela falta de preparo da escola pública para receber um aluno cego. “Tive alguns percalços no meio do caminho e alguns problemas de aprendizado, principalmente com matemática. Precisei me desdobrar para aprender muita coisa sozinho. Na infância, fiquei bem desanimado, mas percebi onde poderia chegar com os estudos e segui empenhado e sonhando em alcançar meus objetivos”, destaca.

Ao entrar na faculdade, Medeiros diz que fatores como acessibilidade na profissão e o crescimento da área pesaram na hora da definição por qual carreira iria seguir. “Vejo que a área de tecnologia é muito mais promissora para mim e para o que eu quero para a minha vida, além de oferecer mais oportunidades de empregos, e ser uma área muito mais inclusiva”, reflete.

Com a conclusão do curso, o profissional pretende focar em sua carreira e espera que seu trabalho de conclusão de curso ajude outras pessoas da área. A ideia é que ele consiga implantar seu guia em uma empresa que não tenha nenhuma política de acessibilidade e tenha a intenção de se tornar uma organização preocupada com o tema. “Espero muito que esse trabalho sirva como referência e que ajude profissionais e empresas a pensar de forma mais acessível, usando meu guia como referência para melhorar a acessibilidade em suas plataformas. Liberei meu projeto para ser melhorado e até para ser usado comercialmente, com o intuito de que o assunto seja disseminado. Quero que a comunidade pense mais sobre acessibilidade”, destaca. “Meu grande objetivo é que esse trabalho impacte positivamente a discussão sobre acessibilidade. Quem sabe um empresário veja o que fiz, leve para sua empresa e perceba o que precisa melhorar. Eu espero muito que as pessoas com cegueira sejam beneficiadas com esse projeto”, conclui Gustavo Medeiros.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg