Foto: DIVULGAÇÃO
Uma verdadeira volta às origens marcou o último sábado (8), com o encontro dos descendentes da família Knabben, em Rancho Queimado.
Dando continuidade à pesquisa genealógica, Jurandir Knabben, com a colaboração dos primos Alcina Letícia Knabben, Daniel Silveira, Raphael Meira Knabben e Therezinha Sílvia Knabben, organizou o 1º Encontro dos Descendentes de Jakob e Thereza Bilck Knabben, realizado no BergKaffee, das 10h às 17h.
Durante o evento, o pesquisador apresentou a trajetória da família desde a chegada dos Knabben ao Brasil, com registros fotográficos, narrativas e documentos que contam a história até a fixação em Rancho Queimado.
Em 1861, Mathias Knabben I chegou a Rancho Queimado, estabelecendo-se inicialmente na comunidade de Theresópolis. Mais tarde, mudou-se para a área onde hoje está localizada a Prefeitura. No centro da cidade, foi proprietário de extensas terras e manteve negócios com uma atafona e um curtume de couro.
Mathias foi casado com Elizabeth Weber e, posteriormente, com Anna Wagner, viúva e neta de Alfredo Wagner. Mathias e Elizabeth estão sepultados no cemitério de Theresópolis, e Anna Wagner, no cemitério municipal.
Em 1878, Mathias e Elizabeth retornaram à Alemanha e trouxeram de volta os sobrinhos Jakob e Anna Maria Knabben, para que fossem seus herdeiros, já que o casal não teve filhos.
“O encontro em Rancho Queimado foi o início da divulgação dos fatos familiares e culturais, tanto para a família quanto para os órgãos municipais. É importante que o registro local seja reconhecido e que se comece a valorização da história dos primeiros moradores da região. Não podemos deixar que esses registros se percam com o tempo”, avalia Jurandir Knabben.