6f1a5cf4e269f81715a4b07eb2de8fd7.jpeg Águas de Palhoça detalha funcionamento das Estações Elevatórias de Esgoto

4c1e061b6fb9aabe3a38fde6af528785.jpeg Jotur anuncia mudanças em linhas de ônibus que transitam entre Palhoça e São José

e1a93ad9aabd9b767685129d931638fc.jpeg Poços de Visita garantem monitoramento do sistema de esgotamento e drenagem pluvial das cidades

965d87c9673d0cfa2a26dadcb49af935.jpeg Médico alerta: sintomas de intoxicação por metanol podem ser confundidos com ressaca comum

a555b1e50e8904da3ef752089c36a8a4.jpg Arena Trap Festival: WIU, MC Daniel, Teto e MC Hariel em São José

53fb56a7b56388c830076c0e2a702e26.jpeg Lançamento de “Enseada de Brito – Gente e Memória” reúne vozes e retratos da comunidade

c0bdecece8fa818775eaade87ad3ebea.jpeg Cantor de Palhoça participa de projeto em homenagem a Taiguara

5ba560ae4fd29dd928432169f9d6817c.jpeg Curta Fest Tour chega a Palhoça com mostra gratuita de filmes premiados

222cc1ec6fe1a75c0882c665b0e38a9d.jpeg Inspirado no Acústico MTV, Cambirela lança DVD em duas partes

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Evento da família Knabben contará histórias da imigração da família, vinda da Alemanha

Encontro acontece neste sábado (9), no salão de festas da Associação de Moradores do Residencial Probst

d1791fe500125abfd313ff80a08481d0.jpeg Foto: ARQUIVO DA FAMÍLIA

Por: Willian Schütz

 

Tudo começou com uma carta. Em 1989, Jurandir Knabben teve acesso a uma carta escrita pelo avô, José Knabben, em 1921. O texto resume a vinda da família da Alemanha para o Brasil, no final do século 19. Historiador e curioso, Jurandir começou a reunir informações sobre a família, seu antepassados e descendentes. O resultado dessa pesquisa será apresentado neste sábado (9), em um evento da família Knabben, em Palhoça.

As origens da família Knabben no estado de Santa Catarina se entrelaçam com a história da imigração alemã nos séculos 19 e 20. Na chegada ao Brasil, a família se ramificou e se espalhou pelo sul e além. Sem dúvidas, é muita história para contar. Prova disso é o próprio Jurandir, que passou décadas pesquisando sobre o assunto. 

Boa parte dessa história será recontada no encontro dos familiares, marcado para este sábado (9). A festa será privada, no salão de festas da Associação de Moradores do Residencial Probst, em Palhoça. O evento conta com a organização de Elisiane Knabben.

Para a festa, são esperadas cerca de 60 pessoas, descendentes de Peter Knabben — um dos pilares da família, que se ramificou no século 20. No entanto, segundo Jurandir, o número de pessoas que descendem daquela primeira geração que chegou ao Brasil em 1880 é surpreendente. A contagem também será revelada no evento deste sábado. 

A festa também contará com o lançamento do livro de cordel escrito por Neusa Bernado Coelho, presidente da Academia de Letras de Palhoça. Alguns desses textos são inspirados na carta de José Knabben. 

 

A história

A carta datada de 1921 foi muito importante para isso tudo. O documento encontrado pelo historiador detalha a vinda da família da Alemanha para o Brasil, um marco que se deu no final do século 19. Desde então, Jurandir mergulhou em registros históricos, relatos orais e documentos para reunir informações sobre a genealogia dos Knabben, trabalho que culmina agora com este evento.

Essa história inicia em Monheim, às margens do rio Reno, de onde Werner Knabben, com sua esposa, Anne Christine, e seus quatro filhos, além da nora, Anna Kühnen, e do neto, Werner, partiram em busca de uma nova vida. A travessia os levou de trem até Antuérpia, na Bélgica, onde embarcaram no navio a vapor Kronprinz, que fazia escala nas ilhas dos Açores para reabastecimento antes de seguir rumo ao Rio de Janeiro. A viagem durou cerca de 60 dias e foi marcada por dificuldades, incluindo alimentação restrita a biscoitos.

Após uma breve estadia de oito dias no Rio de Janeiro, a família seguiu para Desterro (atual Florianópolis), que na época contava com uma população de 200 mil habitantes. Ali, Mathias Knabben, irmão de Werner e pioneiro da família no Brasil, aguardava com amigos para ajudar no transporte até Palhoça. O trajeto prosseguiu por caminhos precários, de lancha até o porto de Palhoça e depois por uma trilha carroçável, levando cerca de oito horas até Santo Amaro da Imperatriz e Teresópolis, onde pernoitaram na casa de Alberto Prost.

A família de Werner se estabeleceu em Morro Chato, local de muitos morros e pouco favorável à lavoura. Mais tarde, mudaram-se para Nova Alemanha, uma área que hoje pertence a Armazém, onde Werner e Anne Christine faleceram e foram sepultados. Seus filhos seguiram diferentes trajetórias: Pedro foi para Rio Fortuna; Catharina se estabeleceu em São Martinho; Anna Maria viveu em Pedras Grandes e São João do Sul; Maria Anna mudou-se para Aurora, enquanto José escolheu Gravatal.

 

Registro no digital

A história completa está disponível online, assim como outras informações e curiosidades sobre a família Knabben. Para conferir, basta acessar o site www.knabben.com.br. No mesmo site, é possível ler a carta que motivou as pesquisas de Jurandir.



Galeria de fotos: 5 fotos
Créditos: ARQUIVO DA FAMÍLIA ARQUIVO DA FAMÍLIA ARQUIVO DA FAMÍLIA ARQUIVO DA FAMÍLIA ARQUIVO DA FAMÍLIA
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg