Em meio à temporada de pesca da tainha, os pescadores de Palhoça e região receberam a notícia da ampliação da cota permitida na modalidade do arrasto de praia. A unidade foi divulgada na última sexta-feira (4), pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Segundo a pasta, foi aprovado um repasse de 100 toneladas para a cota da modalidade em todo litoral catarinense.
A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Grupo de Trabalho da Tainha, composta por representantes do Governo Federal e do setor pesqueiro. A medida está prevista na Portaria Interministerial MPA/MMA 26, datada de fevereiro deste ano, que permite a transferência de cota remanescente da modalidade cerco/traineira após o encerramento do edital de inscrição de embarcações.
Com o repasse, a cota total da modalidade de arrasto de praia passa a ser de 1,2 mil toneladas. O aviso de 80% será emitido ao atingir 960 toneladas, e o encerramento da pesca será realizado ao atingir 90% da cota, ou seja, 1.080 toneladas.
O monitoramento da temporada segue em tempo real e está disponível no Painel de Monitoramento da Temporada, no site oficial do MPA. Para acompanhar, basta acessar o site: https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/pesca/principais-recursos-pesqueiros/tainha/2025/painel-de-monitoramento-da-temporada.