db3418436eceb2f273480e7aeb188d50.jpg Jean Negão propõe prioridade para moradores das praias do sul em licenças de verão

3b3988f495bbf0fa79e33e568ee319cc.jpg Nova ligação entre o Bela Vista e a BR-101 promete novo caminho para desenvolvimento da região

f1c2f3ad380efa6abe288c9eea8c3be2.jpg Câmara concede título de cidadão honorário de Palhoça ao deputado estadual Sérgio Guimarães

e4db44775527a26678d68b7e31ce4bf1.jpeg Ein Prosit: maior festa típica da Grande Florianópolis celebra cultura alemã na Pedra Branca

55a437e11a8141202496994c3d9c4b2a.jpeg Rapper de Palhoça participa entrevistas e gravações em São Paulo

c23de62be737f14995674b895752055d.jpeg Espetáculo beneficente une artistas para homenagear o músico Cidão França

3b21baa45405c6424f3e72974d433bdc.jpeg CEU será palco de apresentação de teatro infantil nesta sexta-feira (22)

ab7d7a96bb2146219d5249dbdc683b2c.jpeg Palhoça Esporte Clube lidera o Estadual Sub-12 com 7 pontos

4d847de5d1ae38af6da6a804a54def0a.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues com vitória na Copa SC de Boxe

d4b46ac9b913d417b9f0cd52aa3a20bb.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues neste sábado (9), de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

1a6f75ed4ae66091fd67de5d6f237a42.jpeg Ricardo Martins é campeão do Rally dos Sertões 2025 em duas categorias

fcc4c5f1827454a9701c2f0b607d9a0f.jpg Guarani de Palhoça inicia preparação para a Série C do Campeonato Catarinense

Palhoça tem sete pré-candidatos à Prefeitura

Partidos e coligações devem registrar suas candidaturas junto ao TRE até sábado (26)

494111d5a7bcdc44f251f5b7f31c74b6.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Sofia Mayer* 

Se o período de convenções partidárias já foi movimentado, a corrida eleitoral promete ainda mais emoções. Em Palhoça, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apenas dois pré-candidatos já foram registrados e aguardam o julgamento da documentação: Jailson Rodrigues (PT) e Luciano Pereira (Avante). Os dois optaram pela composição de uma chapa pura: Luciano terá a companhia de Lecinho da Silva, também do Avante, como pré-candidato a vice; e Jailson vai concorrer ao lado da também petista Ana Maria, pré-candidata a vice-prefeita. O prazo para as demais candidaturas serem apresentadas à Justiça Eleitoral termina no sábado (26). **

Outros sete pré-candidatos se apresentaram durante o período de convenções: Eduardo Freccia (PSD), Ivon de Souza (PSL), Jean Negão (Patriota), Rangel Medeiros (PSol) e Sérgio Guimarães (PL) seguem em pré-campanha; José Leodoro Martins (Dé, PCdoB) e José Ricardo (PDT) acabaram desistindo de disputar o pleito. 


Chapas puras

O palhocense Jailson, de 46 anos, e Ana Maria são os nomes que representam o PT pela chapa “Palhoça do lado esquerdo do peito”. O partido definiu 15 candidaturas a vereadores, sendo sete mulheres e oito homens.

Quem também já está com o nome no sistema da Justiça Eleitoral, apenas aguardando o deferimento, é o pré-candidato de 49 anos Luciano Pereira (Avante) e seu vice, Lecinho da Silva. O partido formou uma chapa pura, sem coligações, para a disputa do Executivo municipal.

Na onda das chapas puras, está também a pré-candidatura do professor universitário Rangel Medeiros (PSol) e seu vice, Carlos Rogério (PSol), que concorreu à Prefeitura em 2016, recebendo 3,3% dos votos do eleitorado palhocense. A disputa, que começa efetivamente em 27 de setembro, vai contar com a candidatura de duas mulheres e um homem do PSol para o Legislativo. 

Quem também não se coligou foi o PL: a aposta do partido é no repórter de 37 anos Sérgio Guimarães, que vai estrear na corrida eleitoral, em parceria com o pré-candidato a vice Márcio Hoffmann, de 40 anos. Guimarães ingressou no partido em março de 2020.


Dobradinhas desfeitas 

Eduardo Freccia fez parte do atual governo e é o indicado do prefeito Camilo Martins (PSD), que reuniu uma grande coligação, com os partidos PSD, MDB, Podemos, Pros, PSC e Republicanos. O atual vice-prefeito, Amaro Junior, liderança emedebista, foi novamente o nome escolhido para o cargo, agora ao lado de Freccia. A coligação “Palhoça avançando ainda mais” reúne, ao todo, 140 candidatos a cadeiras na Câmara.

A decisão de seguir com o grupo formado pela atual gestão gerou polêmica no MDB. O partido chegou à convenção, no dia 14, com uma dobradinha articulada: o MDB indicaria o vereador Neném do Bertilo como pré-candidato a prefeito em uma coligação com o Patriota, de Jean Negão, que seria o pré-candidato a vice-prefeito nesta composição. A coligação não saiu do papel e o MDB acabou indicando Amaro Junior como vice para a chapa liderada por Eduardo Freccia, mantendo a parceria atual.

Já Jean Negão escolheu como pré-candidato a vice o sargento Gil Norton Amorim, também do Patriota, para disputar as eleições. Esta é a primeira vez que o atual vereador, de 49 anos, concorre ao cargo de prefeito. O advogado, formado em Gestão Pública, é natural de Londrina (PR) e se elegeu para a Câmara Municipal em 2016, pelo partido Progressistas, na sua primeira corrida eleitoral.

A presença do Republicanos na coligação formada pela atual administração também chegou a estar ameaçada. Por pouco, o partido não fez dobradinha com o PSL no município. Ivon de Souza chegou a anunciar Anderson “Jiraya”, então presidente do Republicanos em Palhoça, como seu vice, mas a união foi vetada pela executiva estadual do partido.

Jiraya afirmou, em nota do Republicanos de Palhoça, que a decisão de colocá-lo como candidato a vice-prefeito foi legal e baseada em princípios democráticos. “Acreditávamos que este era o melhor caminho, e que Palhoça precisa desta nova direção”, escreveu. O político considerou a posição da cúpula estadual do partido ilegítima, mas a executiva do município optou por acatar a decisão e desistir da candidatura. No texto, Jiraya declarou renunciar ao cargo de presidente municipal do Republicanos e chegou a anunciar a desfiliação do partido.  

Sem o Republicanos, Ivon de Souza estará disputando a Prefeitura ao lado de Lauri Garcia, também do PSL. Coronel da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina, ele é palhocense de nascimento e filho do ex-prefeito de Palhoça Odílio José de Souza. O pré-candidato é formado em Direito e tem especialização em Pedagogia e Segurança Pública.

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

** Na manhã desta quinta-feira (24), seis pré-candidatos já estavam registrados junto ao TRE, todos aguardando julgamento da documentação. São eles: Coronel Ivon (PSL); Eduardo Freccia (PSD); Jailson Rodrigues (PT); Luciano Pereira (Avante); Rangel Medeiros (Psol) e Repórter Sergio Guimarães (PL).

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg