c2b77504f6ccec0b01791eae4da39798.jpeg Combata a dengue: elimine os criadouros e proteja sua saúde

d2775a7573687eb3ce46f7ffebc175de.jpeg Batalhão de Palhoça recebe 17 novos policiais militares

bd7a90d8f25f574c9f070a1031662661.jpeg Prefeitura destaca situações envolvendo a coleta de lixo em Palhoça

6f4b239e9714e9bf5ada6ae18932c06f.JPG Representatividade ampliada: com Dirce Heiderscheidt, Palhoça passa a ter três deputados na Alesc

b5b6865de23bb02be550527035172005.jpeg Arena Opus recebe Henrique & Juliano em show na sexta-feira (21)

276731856644c25df44b1fd2bd67ae52.jpeg Livro infantojuvenil inspirado nas belezas naturais de Palhoça será lançado neste sábado (15)

581946c28ffb191911e92b73f6e165c9.jpeg Margarida relembra quase mil semanas de colunismo no Palavra Palhocense

d16ad7527947f45817f9a0fabe3588fb.jpg Encerramento do verão reúne mais de 10 mil pessoas e movimenta economia em Palhoça

71465be7d5d5ab6ce16dc4245460b7d9.jpeg Jornalista Mariana Cardoso relembra momentos marcantes dos primeiros anos do Palavra Palhocense

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

411fd83fcf84c0fa1ea5de539b8a13ae.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista título duplo no Grand Prix de Futsal

56ee0f85570ff55ffb1018cf64ad05eb.PNG Jeferson Ramos Batista toma posse como presidente da Fesporte

45a07517cdaa61e3227166f237d140f4.jpeg Evento deve reunir cerca de 800 ciclistas neste fim de semana, em Palhoça

faea78630f95b3b85b43ef20432a3033.png Surfe: documentário relembra temporada histórica de Ricardinho no Havaí

Que a paz esteja com todos nós

Centro Religioso e Cultural Árabe em Palhoça está construindo uma mesquita em local próximo à avenida Elza Luchi

b587e3ea7f1a77f67027ced038f6eeba.jpg Foto: NORBERTO MACHADO

Islã, em árabe, significa “paz”. A principal saudação islâmica (“Assalamu alaikum” é uma das grafias admitidas) significa “que a paz esteja com você”. Segundo o site islamreligion.com, essas “breves palavras árabes permitem que os muçulmanos saibam que estão entre amigos”. É o que desejam os integrantes do Centro Religioso e Cultural Árabe, criado recentemente em Palhoça. O grupo está construindo uma mesquita em um terreno próximo à avenida Elza Luchi, obviamente com o propósito de ter um local de culto mais próximo de casa (a mesquita mais próxima fica em Florianópolis, e encarar o trânsito nas pontes de acesso à Ilha “tira a paz” de qualquer um), mas também com a intenção de difundir os preceitos pacíficos da religião islâmica e mostrar aos palhocenses uma pequena noção da riquíssima cultura árabe.

“Existem muitas famílias muçulmanas aqui em Palhoça que precisam de seu próprio local de culto para a prática de sua religião. A ideia evoluiu para se tornar um centro para os muçulmanos e outros”, explica o médico Khalid Hasan Ismail Alrob, um dos mantenedores do Centro Religioso e Cultural Árabe. O Conselho de Administração é formado por profissionais de diferentes áreas, como advogado, jornalista, diretores de empresas, mulheres de negócios e outros. Seu propósito é transformar a mesquita em um centro para o diálogo inter-religioso e promover intercâmbios culturais não só entre muçulmanos, mas também com fiéis de outras religiões.

O Brasil é convidativo para esta simbiose. É um estado laico, que vê com bons olhos a diversidade étnica, cultural e religiosa. Não existem estatísticas específicas, mas é possível afirmar que há muçulmanos e mesquitas espalhados em muitas cidades brasileiras, incluindo Florianópolis, onde há uma mesquita bem no Centro da cidade. “É ótimo que estejamos aqui no Brasil. O governo não impõe restrições ou condições à prática de vários atos de culto. É importante que todos pratiquem livremente suas crenças, como garantido por lei, sem sofrer assédio de ninguém”, comenta Khalid, que é palestino e se formou em Medicina na Rússia.

Khalid chegou ao Brasil em 2002, então com 29 anos. A esposa é brasileira, natural de Tubarão (SC), e o casal tem quatro filhos brasileiros. Eles se conheceram na Jordânia e escolheram morar no pacífico território brasileiro. “É um dos países que menos tem discriminação com relação à diversidade religiosa”, defende o médico, que mora no Centro de Palhoça e trabalha em Biguaçu. Portanto, terá um local para praticar sua religião praticamente no “quintal de casa”, assim que a mesquita for concluída.

A obra começou há cerca de um ano e meio, e a inauguração está prevista para daqui a dois meses. A mesquita é inspirada na arquitetura árabe e foi projetada e executada por mãos brasileiras. Tradicionalmente, as mesquitas distinguem-se por cúpulas e minaretes, que são um sinal de que este lugar é para oração!
E a mesquita palhocense vai além! Será um lugar de confraternização de culturas. “As primeiras coisas estipuladas na constituição da mesquita: que promova a paz, o amor e a cooperação com a sociedade brasileira, sem considerar a religião e a crença”, projeta Khalid. São preceitos básicos do Islã, uma religião de misericórdia e paz. Muito diferente do extremismo, que pode acontecer em qualquer religião. É importante que esta diferenciação seja feita: o islamismo, como religião, não pode ser confundido com o extremismo. “A religião que pede o extremismo não é uma religião. A religião nunca pode ser ligada ao extremismo, porque o extremismo não tem religião! Todos nós seguimos o que aconteceu na Nova Zelândia! Você pode ligar o que o criminoso fez à religião dele? Definitivamente, não! Porque as religiões pedem amor e paz”, contextualiza Khalid, referindo-se aos ataques (promovidos por um cristão) a duas mesquitas na cidade de Christchurch, matando 50 pessoas, em março deste ano.

Como qualquer pessoa de bem, o médico acredita na coexistência pacífica entre as religiões e acredita que Palhoça será um exemplo de confraternização. “Nós somos filhos do Brasil. Nós o amamos e sempre seremos fiéis a ele. Em nossas orações, pedimos que este país permaneça grande e cheio de segurança, amor e paz”, finaliza.



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg