27495c6e11c333bd866152e6d6ac0a53.jpeg Águas de Palhoça proporciona um novo capítulo no saneamento da cidade

e26819ef946c7614a96d8d0a01202c98.jpeg Após mais de três dias, rede é desvencilhada de baleia-franca que nadava pela Ponta do Papagaio

020f06f8fa73f43ba20fd113de1cad68.jpeg Novos radares são ativados no Contorno Viário da Grande Florianópolis

f6c5ea19257774de28194e9a7061c711.jpeg Investigado por promover rifas irregulares pelas redes sociais é preso em Palhoça

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

SP e SC: caminhos paralelos na retomada do Turismo

Artigo enviado por Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo

1ca74e032cbf913fe2a43a9f3f00cefc.JPG Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Vinicius Lummertz*

 

O Turismo, como atividade econômica e fenômeno social, foi o primeiro a entrar na crise da pandemia da Covid-19 e está entre os setores mais afetados. E isso de forma inédita, já que todos os segmentos – agências, operadoras, hotéis, companhias aéreas, locadoras de veículos e, portanto, destinos – foram atingidos.

O acompanhamento que temos feito do setor privado indica quedas nunca menores que 50%, sendo que em alguns casos a redução ultrapassou os 90%, como o transporte aéreo de passageiros.

Impacto imediato dado, é urgente a construção de cenários ou análises que sinalizem os caminhos da retomada. Como o turismo de Santa Catarina voltará ao curso normal? E São Paulo, ao mesmo tempo principal destino e maior emissor nacional, como irá reagir? Como esses dos vieses de encontram?  

Primeiro, nada voltará a ser como antes. Nem em Santa Catarina, São Paulo, no Rio de Janeiro ou na Bahia. As relações de consumo, o valor do que é comprado, a segurança e os cuidados dedicados aos visitantes serão alguns dos fatores que forçosamente passarão por mudanças. E terá melhor desempenho o destino que já estiver olhando para sua cadeia de valor, focando nas melhorias que, não nos iludamos, todos teremos que fazer.

Santa Catarina tem uma vantagem subliminar nada desprezível: goza de uma boa imagem. Florianópolis, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e diversos outros destinos tem uma imagem positiva no imaginário nacional, além de reunir dois ativos valorizados: praias e cultura moldada pela presença dos imigrantes, além de um ativo de meio ambiente que não pode ser desconsiderado. Ou seja, componentes importantes para um produto turístico.

São Paulo, líder nos grandes eventos, na gastronomia e nas viagens de negócios, tem fora da capital um turismo que busca se diferenciar, mas sem uma imagem cristalizada em outros estados emissores ou no exterior e enfrentando a concorrência.

As tendências indicam que o turismo do pós-pandemia voltará pelas viagens de curta distância em um primeiro momento, trazendo oportunidades, portanto, para as cidades e regiões turísticas de São Paulo, já que o viajante mora no estado. Depois as viagens nacionais, e por fim o retorno das viagens de longa distância.

A se confirmarem essas tendências, Santa Catarina deve se preparar para a captação desse turista paulista, que buscará destinos de menor movimento, de experiência, de convivência cultural e contato com a natureza. Ter qualidade, serviços autênticos e os novos cuidados pós Covid-19 serão os primeiros passos.

 

(*) Catarinense, ex-ministro do Turismo, ex-presidente da Embratur e secretário de Turismo de São Paulo

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg