db971f315d5879f4892467a9f3530ba5.jpeg Empresas Aegea de Santa Catarina reforçam ações de saneamento para preservar ecossistemas marinhos

6ae7b0eac02459ad7c08bd0fd1020aaf.jpeg Homicídio no Bela Vista acende alerta da polícia para possível disputa entre facções criminosas

6e81656b60e6389e20cc63c2e70ad206.jpeg Semana começa com operação intensa da polícia e homicídio no Bela Vista

4317c2a75df4beb5bbcbb1a170346e0c.jpeg Botão do Pânico é destaque na prevenção de violência contra a mulher em Santa Catarina

ed80479867b387ec4a82d14c8fc1bb91.jpeg Manifestação pode interromper fluxo da BR-282 nesta sexta-feira (29)

03af16793e962767829467e0e4b14461.jpg Bibliotecária Erli Paulo recebe o Prêmio Lino Lopes 2025 da Academia de Letras de Palhoça

acb69d3209daefda3aee2f7e4961d281.jpeg Escritora Gladys Rosa lança trilogia de livros de ficção

640d50413344de001123d953b7db69c7.jpeg Memória Palhocense em Movimento: tecnologia dá vida ao acervo fotográfico da cidade

5fc7fb5710c664c3e491c0dd51d7fac3.jpeg ViaCatarina recebe nova edição da Feira de Artesanato, de quinta (28) a domingo (31)

7ad75d58ce7682b2534fe7b1b28a15c1.jpg Nação Guarani lança enredo e anuncia novidades para o Carnaval de 2026

ab7d7a96bb2146219d5249dbdc683b2c.jpeg Palhoça Esporte Clube lidera o Estadual Sub-12 com 7 pontos

4d847de5d1ae38af6da6a804a54def0a.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues com vitória na Copa SC de Boxe

d4b46ac9b913d417b9f0cd52aa3a20bb.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues neste sábado (9), de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

1a6f75ed4ae66091fd67de5d6f237a42.jpeg Ricardo Martins é campeão do Rally dos Sertões 2025 em duas categorias

fcc4c5f1827454a9701c2f0b607d9a0f.jpg Guarani de Palhoça inicia preparação para a Série C do Campeonato Catarinense

Cartão Rosa - Edição 966

Para a alegria dos filhos Gabi e Gustavo Bambam, do neto Igor, de familiares e amigos, a minha querida amiga Tânia Silveira comemorou mais um niver na última semana, recepcionado seus convidados numa bela festa no CCPI. A coluna deseja muita saúde

 

 

Rei dos empates

O Avaí pisou no belo gramado da Ressacada na noite de sexta-feira (11) com a chance matemática de subir para o G-4. E o time foi pro jogo com a mesma atitude de jogos recentes, parecendo apenas querer cumprir tabela. O empate em 2x2 demonstrou que a situação não vai mudar. Foi mais um empate dentro de casa e mais dois pontos perdidos. Até parece que o time se acostumou com esse resultado. Se você pegar a tabela da Série B e olhar a quantidade de pontos perdidos por conta de empates dentro da Ressacada pra times inferiores ao Leão, são 10 empates; se tivesse feito o dever de casa, já estaria bem próximo do G-4. O Avaí é um “rei dos empates”.


Lotar o Maracanã

A diferença é enorme entre um time que luta para se manter na Série A e o clube que demonstra o melhor do futebol neste Brasileirão. O torcedor alvinegro carioca está em lua de mel com seu Botafogo, que é o líder disparado da competição, e a sua fiel torcida promete lotar o Maracanã no confronto com o Criciúma, nesta sexta-feira (18). Mais de 50 mil ingressos já foram vendidos.


Cara da Globo

A partir da próxima temporada, os jogos das séries A, B e C deixarão de ser exclusivos da Globo nas transmissões em canal aberto. A TV Record vai transmitir o Brasileirão, encerrando assim a exclusividade da plim-plim, após nove anos. A emissora do bispo acertou com a Liga Forte União (LFU) e já começou a contratar seus profissionais, que praticamente têm a cara da Globo. Cléber Machado já foi contratado, Mauricio Noriega e Walter Casagrande já estão apalavrados. Caio Ribeiro e Milton Leite também estão sendo sondados.

 

Torcer pelo Concórdia

O Figueirense, um dos mais tradicionais clubes do nosso futebol, está tentando salvar a temporada com a conquista da Copa SC, que dará uma vaga na Copa do Brasil de 2025. Hoje, com a dura realidade que vive o Alvinegro, a Copinha poderá ser a salvação. Em Itajaí, na noite da terça-feira, não saíram de um empate sem gol. O Figueira até começou o jogo partindo pra cima do Marinheiro e deixou de marcar em quatro lances. Já no segundo tempo, o Figueira desandou, o Marcílio foi pra cima e não aproveitou. Por conta desse empate, o Figueirense precisa vencer o Nação e torcer para que o Concórdia vença o Marcílio na próxima rodada.

 

Os professores da bola

No dia 15 de outubro, foi comemorada uma data de suma importância em nossas vidas, o Dia do Professor. Eles merecem todas as homenagens do mundo, inclusive aqueles "professores" que comandam o seu time do coração. É difícil existir um jogador de futebol que nunca tenha chamado o seu treinador de "professor". Isso é uma forma de educação e respeito para com aqueles que ficam no centro das atenções no dia a dia dos clubes. Pensando nisso, vou listar os cinco melhores que eu vi no futebol catarinense. É claro que alguns de vocês irão me cutucar, falando: "Ô, Margarida, você esqueceu fulano e foi injusto com sicrano".

Em primeiro lugar, vem o folclórico Lauro Búrigo, o Velho Bruxo, que foi o treinador que mais vezes foi campeão catarinense, com nove títulos. Seu Lauro veio a falecer aos 83 anos, em 2019. Outro técnico folclórico nasceu na Itália e chegou ao Brasil aos cinco anos de idade, o meu bom amigo Rafaelle Graniti, que rodou por 17 clubes, entre eles, Avaí e Figueirense. O ex-ponta esquerda Abel Ribeiro, que conseguiu a façanha de levar o Figueirense a conquistar o título de 1999 e que passou pelos cinco grandes clubes do futebol de SC. O jovem e bom técnico Hemerson Maria, mais um bom "profexô" que pode se sentir um privilegiado em trabalhar também nos cinco grandes clubes catarinense. E não poderia esquecer do meu bom amigo Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, que deixou o Uberlândia, onde começou, para comandar o Avaí em 1999 e retornou à Ressacada em 2000 e ainda teve mais uma passagem pelo nosso futebol, comandando o Criciúma, em 2002.

 

Segue decepcionando

Duas penalidades infantis foram a porta de entrada para que a Seleção Brasileira pudesse golear a frágil seleção peruana na noite da terça-feira, em Brasília, quando engatou duas vitórias seguidas. Mas não pensem que foi uma apresentação de gala da nossa Seleção. De alguma forma, essas duas vitórias dão uma tranquilidade a Dorival Junior, isso pode ser positivo para os próximos jogos, contra Venezuela (fora) e Uruguai (em casa, em Salvador). O torcedor brasileiro, que pagou um preço bem salgado por um ingresso, saiu feliz pelo resultado, mas não se iludiu com essa goleada. O Brasil fez um medíocre primeiro tempo, a ponto de deixar os 60 mil torcedores no Mané Garrinha irritados. A nossa Seleção venceu o último e o penúltimo colocado nas Eliminatórias, e está em quarto lugar, atrás de Argentina, Colômbia e Uruguai. Destas últimas duas vitórias, o que valeu foram os seis pontos, mas a nossa Seleção segue decepcionando a grande maioria dos torcedores brasileiros. E tenho dito!

 

Bem me quer, mal me quer

Quem viu, viu. Aquele velho e brilhante futebol da Seleção Brasileira acabou. Dorival Júnior já provou ser um bom técnico e não tem culpa no cartório, porque tem nas mãos a pior geração de jogadores da gloriosa história do futebol brasileiro.

As cansativas coletivas do treinador Enderson Moreira têm deixado a rapaziada da imprensa esportiva que cobre o Avaí muito descontente com o “profexor”. Ele insiste num discurso pessimista, que pouco ajuda a elevar a moral do grupo. Pra ele, o acesso é irreal. 

Com passagens memoráveis por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e até pela Seleção Brasileira, ele chegou ao Avaí em junho e vem agradando e desagradando alguns torcedores azurras. Só que Love possui um patrimônio estimado em R$ 200 milhões. Tudo frutos dos contratos lucrativos nos clubes que defendeu. Com essa grana toda, dá pra comprar até um clube de futebol.

Como diria a minha saudosa vozinha: “Cabeça que não tem juízo, o corpo paga”. Condenado pela morte da ex-namorada Eliza Samudio, o ex-goleiro Bruno, aos 39 anos, trabalha de entregador de móveis em Rio das Ostras (RJ). Ele está tentando recomeçar a sua vida.

Quem assistiu ao jogo Brusque x Ituano, pela SporTV Premiere, percebeu uma situação inusitada na transmissão do jogo. A câmera principal ficou tremendo o jogo todo. É que eles fizeram um puxadinho no meio da torcida. Aquilo me fez lembrar do clube “Balança a Teta”.

 

Cartão ROSA para a dona Maria Hilda, a vó Biliquinha, minha mãe, que completou 8.7 anos na quarta-feira (16), com muita saúde e muita energia. Quando me perguntam em qual mulher eu me inspiro, imediatamente falo que é ela. Minha mãe tem uma rica história de conquistas, com muitas dificuldades. Foi abandonada pelo marido anos atrás, com sete filhos para criar, numa época em que não existia bolsa disso, bolsa daquilo, e com muita força de vontade e saúde, ela batalhou, educou e viu todos os seus filhos crescerem. É o meu maior ídolo na face da Terra. Parabéns, minha rainha!

Cartão VERMELHO para a falta de representatividade da mulher na nossa Câmara de Vereadores. Assim como em outras eleições, mais uma vez o eleitor preferiu eleger um Parlamento municipal totalmente masculino. Mesmo com boas opções femininas nas urnas, o eleitor palhocense optou por escolher somente vereadores masculinos. Atualmente, as mulheres exercem os mais variados papeis na sociedade, realizando tarefas e exercendo profissões que antes eram só realizadas por homens. Uma vereadora ou mais no nosso Legislativo ia ser muito importante. 

 

Pensamento do Bambi

Você vai no cabeleireiro, está cheio de cabelos no chão. Vai no mecânico, tem graxa, óleo e parafusos, tudo no chão. Agora, vá no banco pra ver se acha dinheiro no chão? Até a caneta está amarrada! 

 

E não é que a minha menina completou 8.7 primaveras nesta quarta feira (16), com muita saúde e disposição? Dona Maria Hilda, minha mãe, um exemplo de força, garra e coragem. Muita saúde, minha grande mãe



Publicado em 17/10/2024 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg