cc0c4b354ef7c6c2ae0e663cd87f48a8.jpeg Acidente envolvendo moto e caminhão é registrado no quilômetro 213 da BR-101

4666d9ca700028fef39b68b53a1b0e77.jpeg Polícia investiga desaparecimento de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

db0afdb68ba936ef05226c0db800d527.jpeg Aegea SC faz investimentos contínuos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

260942093f2a0e412ac2479c25a4ee9a.jpg Trecho da BR-101 em Palhoça será interditado nesta segunda-feira (3)

3f62ccd59c211dd9be076617e5d8b78e.jpg Período de transferências de estudantes da rede municipal para a estadual começa nesta segunda (3)

109a747f89d8bfb0a661666bbfcecc3d.jpeg Akanoá agita Jardim Botânico de São José com gravação de clipe e show gratuito

1e2cfc1c36cb9eaed6673af8b20171f8.jpeg Mostra CurtaDoc realiza exibições de filmes, debates e oficinas em programação com itinerância

aa1ed6724dc0981c9f044071d2cb1341.jpeg O inesperado chegou: festa de Flying Fish movimentou Florianópolis

3155666be90f5d2965304acf354661ee.jpeg Atriz palhocense estreia no cinema nacional ao lado de Vanessa Giácomo

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

c22407368d044d5e2fa9906303d5cd42.jpeg Triatleta de Palhoça faz sucesso no Ironman com bicicleta dos anos 1970

b6174b9bf35fcf1313be89d47247d1f9.jpeg Águas de Palhoça apoia etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na Guarda do Embaú

Autopista fala sobre o Contorno Viário na Fiesc

Trecho de Palhoça é o mais atrasado. Previsão de conclusão é para 2020

16be8adb8527c09ba327f3d678e7f5b2.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Desapropriações de 175 propriedades, licença ambiental de 3,6 quilômetros e aprovação do projeto orçamentário, revisado por causa da mudança de traçado, são os três fatores que atrasam a conclusão do Contorno Viário da Grande Florianópolis, segundo o engenheiro Marcelo Modolo, que atua na Arteris (concessionária da BR-101) como superintendente da obra. À Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), ele relatou o andamento da obra, que estima ser a segunda maior do Brasil _ atrás apenas do Rodoanel de São Paulo. Informou que 35 dos 50 quilômetros que totalizam o trabalho já foram iniciados e devem ser concluídos até o final de 2019.

Modolo prevê para o final de 2020 a conclusão dos 15 quilômetros restantes, que dependem exatamente da consecução dos três fatores. "Há uma série de entraves que tem impedido a execução total da obra; precisamos ter esses passos todos vencidos para que possamos ver ela concluída", afirmou o presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar. "Na nossa visão, o prazo dado pela concessionária, de 2020, não será exequível e precisamos de uma pressão da sociedade catarinense no sentido de acelerar os procedimentos para que tenhamos a conclusão dessa obra", avaliou, referindo-se à morosidade de órgãos responsáveis pelas aprovações das demandas, incluindo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Aguiar destacou que a finalização do trajeto se faz necessária para oferecer mais segurança aos usuários e aumentar a competitividade da economia catarinense. Ele entende, no entanto, que a obra não solucionará o problema do tráfego na Grande Florianópolis, pois até seu término a demanda terá aumentado.

No total, o contorno exige desapropriações de 1.018 propriedades, das quais 843 já foram realizadas. Das 175 restantes, 157 encontram-se no trecho Sul, em Palhoça. É neste trecho final da obra que também resta o licenciamento ambiental de 3,6 quilômetros, que tramita no Ibama, e onde ocorreu a mudança do projeto, decorrente da implantação de condomínios residenciais no local do traçado original, o que determinou a necessidade de três novos túneis. A alteração exigiu a revisão orçamentária _ e provavelmente da tarifa de pedágio posterior _, que está em análise na ANTT.

Nos demais trechos, as obras prosseguem e devem ser concluídas até 2019, a se confirmar a previsão do superintendente. No trajeto, restam a execução de um túnel, além de viadutos e pontes. A maior dificuldade, neste caso, são os solos móveis e o excesso de chuvas. Por isso, aterros de acesso a pontes e viadutos estão em fase de compactação, processo que pode perdurar por até nove meses. Mesmo que os canteiros fiquem "em descanso", a estrutura de concreto pré-moldado já está fabricada, informou Modolo.

 

DNIT

Na segunda parte da reunião, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa, apresentou a situação atual e perspectivas de obras em seis rodovias federais em Santa Catarina. São as BRs: 101 Sul, 163, 280, 282 (incluindo a Via Expressa) e 285, que têm R$ 300 milhões previstos para 2018 por meio de emendas parlamentares. Mas a liberação desses recursos ainda precisa ser assegurada para o efetivo andamento das obras.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg