Por Willian Schütz
Há quase um mês, diversas pessoas têm relatado problemas envolvendo uma academia localizada no Centro de Palhoça. O espaço foi fechado repentinamente, o que teria gerado prejuízos a vários alunos.
Segundo relatos dos próprios alunos, muitos haviam contratado planos mensais e semestrais pouco antes do encerramento das atividades. Um dos casos mais graves envolveria um casal de idosos que pagou em dinheiro um plano de seis meses na noite anterior ao fechamento definitivo da academia. “Eles pagaram à vista e no dia seguinte a academia já estava com as portas fechadas. É revoltante”, conta uma frequentadora que também foi prejudicada.
A equipe do Palavra Palhocense conversou com uma aluna que, junto ao marido, firmou um contrato semestral. “Pagamos no cartão de crédito e conseguimos frequentar por apenas dois meses. Fiz um boletim de ocorrência para tentar cancelar as parcelas restantes, porque as demais eu já perdi. O dono nunca nos procurou para dar explicações”, relata. A aluna afirma que só soube do fechamento quando a filha viu uma postagem nas redes sociais. Desde então, ela tenta cancelar os débitos e obter um reembolso.
Academia publica explicações nas redes sociais
Apesar da ausência de contato direto com os clientes, a academia chegou a publicar uma carta de esclarecimento nas redes sociais. Publicado no dia 11 de junho, o pronunciamento diz que a academia estaria fechada permanentemente a partir daquela data. A publicação veio acompanhada de outras mudanças nas redes sociais: os comentários foram desativados e todas as postagens anteriores foram apagadas. A conta já existia há pelo menos quatro anos, de acordo com registros.
“Nos últimos meses, estávamos em negociação com uma rede de academias com o intuito de manter as atividades em funcionamento. No entanto, a proposta não avançou devido à falta de acordo entre a rede e os proprietários do imóvel, o que inviabilizou a continuidade da operação”, explicaram os responsáveis pela empresa. “Além disso, enfrentamos dificuldades financeiras constantes nos últimos tempos”, destacam, em nota, informando que chegaram “a um ponto em que não é mais possível manter a academia funcionando”.
A academia também afirmou que tomaria providências para ajudar titulares de planos. “Já estamos em contato com nosso departamento jurídico, que ficará responsável por entrar em contato individualmente com todos os clientes que possuem planos ativos, a fim de realizar os devidos ajustes e acordos de forma transparente e responsável”, garantem os responsáveis.
Fontes ouvidas pelo Palavra Palhocense relatam que nenhum estorno teria sido realizado até o início de julho.
Alunos também procuraram ajuda jurídica
Na semana passada, uma aluna também relatou problemas com o cancelamento do plano. “Eles fecharam e continuam sendo descontadas as mensalidades do cartão de crédito. Sigo tentando contato via Instagram e pelo único número de telefone divulgado. Sem retorno. Como iremos resolver essa situação?”, questiona.
Por conta de situações como essa, alguns alunos também procuraram ajuda jurídica. Os casos seguem em andamento.
A equipe de jornalismo do Palavra Palhocense buscou novas informações junto à equipe responsável pela academia. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve nenhum retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
11/07/2025
10/07/2025